Querido leitor!
Quero começar essa matéria pelo último versículo do Salmo 107 que nos diz:
“Quem é sábio observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do SENHOR.”(v.43).
O Salmista sabia muito bem do que estava falando, ele nos mostra alguns segredos nesse Salmo. No livro de Provérbios também vemos o segredo de termos uma boa longevidade e paz.
“Filho meu, não te esqueças do meu ensino. E o teu coração guarde meus mandamentos (Conselhos); porque te acrescentarão dias e anos de vida e paz… Porque será remédio para o teu corpo, e refrigério para os teus ossos…”(3.1-10). E voltando ao Salmo 107, vemos a bondade de Deus em proteger os viajantes, os encarcerados, os doentes, os que navegam e, em geral, todos os homens.
Este Salmo exorta os redimidos a louvarem ao Senhor pelo livramento em situações desesperadoras e perigosas. O Salmista emprega quatro exemplos para ilustrar que Deus socorre seus filhos em situações críticas quando oram: fome e sede (vs. 4-9), servidão e tirania (vs. 10-16), enfermidade quase mortal (vs.17-22) e tempestades (vs. 23-32). Este Salmo é válido hoje para todos os cristãos que em aflição, clamam ao Senhor. Edifica a nossa fé e nos anima nos momentos em que precisamos que Deus intervenha diretamente em nossa vida.
O Salmista emprega quatro vezes esta frase sobre os cristãos, e quatro vezes declara que Deus “os livrou das suas necessidades”(vs. 6,13,19,28). Deus, fez por outra, leva seus filhos à situações em que a auto-suficiência deles termina, é que nenhum ser humano é capaz de ajudar, Para que assim clamem a Ele com fé e humildade.
Observe que mesmo quando somos os únicos responsáveis por nossas aflições, Deus ama nos livrar (vs. 1-13,17-22). Logo, estando em grande aperto, e sabendo que Deus está nos castigando(Cl 3.6), podemos continuar esperando na sua misericórdia, e lhe clamar com fé, rogando seu perdão e ajuda.
Observe que tudo sobreveio sobre eles, porque andavam desgarrados e quando deu ruim, chamaram ao SENHOR.
“Se tu pela manhã buscar a Deus, e imploras ao Todo-poderoso; se és limpo e reto, certamente, sem demora, Ele velará por ti, e fará próspera a morada de tua justiça.(Jó 8.5,6).
Querido leitor!
Saiba que tudo é comandado por Deus, inclusive todas as autoridades existentes (Rm 13.1).
E o Senhor Jesus Cristo antes de sua ascensão aos céus, disse aos seus discípulos:”…toda autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.”(Mt 28.18).
“Eu forma a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o senhor, faço todas essas coisas.”(Is 45.7).
E para finalizarmos, se volte para o SENHOR enquanto é tempo.
“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos farei descansar.”(Mt 11.28).
Jesus Cristo é a nossa força!
Os textos acima são da Bíblia Sagrada Versão Reina-Valera em Português, Edição 2009 da Sociedade Bíblica Intercontinental do Brasil.