Jornal DR1

A Bíblia como ela é: Mudança de plano 3

Foto: Reprodução

Como dito na edição passada, vamos falar sobre o capítulo 13 do livro de Ezequiel que nos mostra quando Deus condena os falsos profetas de Israel que profetizavam a inexistência de julgamentos emitentes. Anunciavam que os israelitas estavam seguros, embora vivessem no pecado, inclusive na idolatria (veja também Jr 6,24; 23,17).

Infelizmente é o que acontece nos dias atuais. Mas não se preocupem quanto a esses falsos profetas (sacerdotes), O próprio Deus declarou: “…Eu sou contra vós…” (Ez 13,8).

Estes falsos profetas não são diferentes dos de hoje, criam uma falsa esperança ao povo de Deus prometendo-lhes paz e livramento, embora não obedeçam às leis do Senhor. É porque ensinam que é possível ter a vida eterna, e ao mesmo tempo viver na prática do pecado.

“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.”(Ef 5,6).

A condenação dos falsos profetas

“…Filho do homem, profetize contra os profetas de Israel que estão profetizando agora. Diga àqueles que estão profetizando conforme a sua própria imaginação. Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos profetas tolos que seguem o seu próprio espírito e não viram nada… As suas visões são falsas; as suas adivinhações, mentira. “Dizem: Assim declara o Senhor, quando o Senhor não os enviou; contudo, esperam que as suas palavras se cumpram. Acaso vocês não tiveram visões falsas e não pronunciaram adivinhações mentirosas quando disseram: Assim declara o Senhor, mesmo eu não tendo falado?.

“…Por causa das suas palavras falsas e das suas visões mentirosas, estou contra vocês… A minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. Porque fazem o meu povo se desviar, dizendo‑lhe: Paz quando não há paz. Quanto a você, filho do homem, vire o rosto contra as filhas do seu povo que profetizam conforme a sua própria imaginação. Profetize contra elas e diga-lhes que assim diz o Senhor: Ai das mulheres que pensam que vão enlaçar a vida do meu povo e preservar a própria vida? Vocês me profanaram no meio do meu povo. Ao mentirem ao meu povo, que ouve mentiras, vocês mataram aqueles que não deviam ter morrido e pouparam aqueles que não deviam viver. Estou contra as suas faixas as quais prendem o povo como se fossem passarinhos. Eu o arrancarei dos seus braços. Rasgarei os seus véus e libertarei o meu povo das mãos de vocês, e ele não será mais preso do seu poder. Vocês desencorajaram o justo com mentiras quando eu não o aflige e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para que vivessem. Por isso, vocês não voltarão a ter visões falsas e nunca mais praticarão adivinhação. Livrarei meu povo das mãos de vocês. Então, vocês saberão que eu sou o Senhor. (Ez 13)

Alerta para as mulheres que se dizem profetisas

Do versículo 18 em diante, Deus fala através do profeta, contra as mulheres que viviam na prática de coisas que eram abomináveis aos olhos de Deus. Até empregavam poderes malignos para eliminar fisicamente o próximo. Essas profetisas usavam panos nos punhos como amuletos e véus enfeitiçados. Será que tem alguma semelhança com os dias atuais?

Confira também

Nosso canal