Jornal DR1

A Bíblia como ela é: O que é já foi e o que há de ser também já foi

O livro de Eclesiastes nos traz grandes ensinamentos e para alguns é um livro enigmático.
Vamos ler?
“O que é, já foi; o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.”.
“O que hoje existe, já existia no passado; o que vai surgir também já existiu antes. Deus faz aparecer de novo o que já tinha sido esquecido.”(Bíblia Viva).
“Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes. Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer.”(NTLH).
E Myer Pearlman, escreveu em seu livro ‘”Através da Bíblia”  publicado no Brasil pela Editora Vida em sua 6° edição, 1983: “Salomão argumenta que, a fim de alcançar a felicidade, o homem deve regozijar-se nos benefícios dela e fazer o devido uso reto desses benefícios. Na melhor das hipóteses, a felicidade humana é limitada, porque todas as ações e todos os esforços humanos são restritos por uma lei superior e inalterável, e dependem dela. Em outras palavras, tudo que acontece, seja bom ou mal, tem de acontecer, porque todas as coisas têm o seu tempo. O homem não pode alterar essa ordem; assim sendo, deve submeter-se a ela extraindo da vida toda a felicidade possível(Ec 3.1-15). A felicidade humana está restrita por causa da ignorância humana acerca das coisas da vida futura. Tão incerta é para ele a esperança de uma vida futura que duvida ser a vida humana melhor neste sentido do que a dos animais(vv. 16-21). Por causa da incerteza de uma vida no Além túmulo não há nada melhor a fazer do que gozar da vida atual(v.22).”.
Por isso, temos que pedir a Deus sabedoria, para usufruirmos do que Ele nos deu.
“Mas eu vos digo que toda a palavra ociosa que os homens disserem  hão de dar conta no dia do juízo.
“Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”.(Mt 12.36,37).
“Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda obra.”(Ec 3.17).
“O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do Sol.”(Ec 1.9).
Haverá algum modo de escapar do dilema em que estamos colocados, entre a sabedoria e a insensatez? Somente por uma nova sabedoria, uma sabedoria que tenha diferente ponto de vista e orientação; não a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo; mas a sabedoria de Deus em mistério “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa Glória.”(1Co 2.7).
O primeiro axioma dessa sabedoria é que a criação e sua abundância são para ser desfrutadas.
O princípio de nossa sabedoria é o temor do Senhor(Só 111.10 ; Pv 1.7).
As passagens bíblicas citadas sem referência, são da Bíblia da Sociedade Bíblica Trinitariana versão Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original de João Ferreira de Almeida .

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded