Jornal DR1

A Bíblia como ela é: Porque grandioso é em perdoar

Falar de perdão não é fácil, mas também não é difícil.

O tema acima, faz parte do capítulo 55 do livro de Isaías, precisamente o versículo 7 que nos diz: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.

Quando alguém age conosco de maneira grotesca, com injustiça, nos decepcionando, nos traindo, com ingratidão e etc. Criamos dentro de nós um desejo de “justiça” que na realidade é de vingança pura, porque a nossa “velha natureza” é pecaminosa. E por isso, o livro de Gálatas nos adverte no capítulo 5.16-26:

“…Andar em Espírito e não cumprireis a concupiscência (desejo) da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas se sois guiados pelo Espírito não estais debaixo da lei (jugo).” – Aqui, Paulo está falando ao Gálatas da grande batalha que há dentro de nós, isto é, a nossa “velha natureza” com a “nova natureza” que estão dentro de nós. E nos mostra dois tipos de frutos, o podre que pertence à “velha natureza”.

“Porque as obras (frutos) da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia (sensualidade), idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias (insistência, teima, disputa e etc.), emulações (sentimento que incita a igualar ou superar ou trem, competir), iras, pelejas, dissensões (divergência de opiniões e etc.), heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

E o novo que pertence à “nova natureza”.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo (prazer, satisfação e etc.), paz, longanimidade (generoso, corajoso, intrépido e etc.), benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

“Contra essas coisas não há lei (jugo)… Se vivermos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Se você deseja ser uma pessoa feliz e de paz com a vida, perdoe. “Porque é dando que se recebe.” 

Em Marcos 11,22-26 nos traz um grande ensinamento, primeiro Jesus nos orienta a termos fé em Deus e crermos que vai acontecer em nossas vidas o que é determinado.  Mas Jesus nos alerta e diz: “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que o vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

“Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, pois não perdoará as vossas ofensas.”.

Encontramos no livro de Hebreus, uma orientação maravilhosa para termos um coração puro (Mt 5.8), vejamos:

“Seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”(HB 12.14,15).

Então se alguém te feriu, machucou, magoou, decepcionou, traiu e etc. Perdoe, porque o primeiro a ser beneficiado é você mesmo.

Jesus Cristo é a nossa força!

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24