Jornal DR1

A Bíblia como ela é: Um dom maior

Um dos textos mais conhecidos das Escrituras Sagradas está no livro de Primeira Coríntios, capítulo 13 e fala sobre amor. Considerado o maior de todos os sentimentos, o apóstolo Paulo nos ensina que ele deve ser a base e nortear a nossa vida. Banalizado por muitos, o amor verdadeiro tem feito a diferença ao longo da história. 

Entre elas, está a de Shah Jahan, imperador do Império Mongol que apaixonou-se por Mumtaz Mahal na primeira vez em que se encontraram. Casaram e tiveram 14 filhos. Ela, porém, morreu após o parto do último filho. Shah Jahan ficou absolutamente inconsolável e ordenou a construção de um mausoléu em forma de palácio, onde sua amada pudesse descansar eternamente. Estava criado o lendário Taj Mahal, que é considerado uma grande prova de amor.

A história de amor mais famosa de todos os tempos é a tragédia escrita pelo inglês William Shakespeare que conta a história de Romeu e Julieta, dois jovens de famílias rivais que se apaixonam. Um romance proibido que termina de forma trágica. No campo de batalhas, Napoleão Bonaparte enviava cartas apaixonadas para Josefina de Beauharnais, sua primeira mulher. São tantos relatos reais ou fictícios que elevam o amor que sempre o colocam no pódio da maior de todas as emoções. 

Um estudo conduzido por neurologistas coletou dados sugerindo que amar não afeta apenas nossas emoções, mas também as transmissões cognitivas de alto nível. Isso significa que é possível que o amor tenha uma função real, não apenas para se conectar emocionalmente com as pessoas, mas para melhorar nosso comportamento.

O amor entre irmãos, entre amigos, entre pai e filhos, mãe e filhos é o que move o mundo e conta histórias. Um amor que suporta, renúncia e cede, como diz em 1 Coríntios 13: “O amor é sofredor, é benigno….Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta…”.

Mas e quando esse amor é tão incondicional que leva a sacrificar a própria vida? Foi justamente esse amor que Jesus entregou à Cruz por todos nós. Como também está escrito na Bíblia que pode alguém morrer por quem ama, mas morrer por quem te odeia é a maior prova de amor de todas. 

Enfim, a mensagem de Coríntios e o exemplo de Cristo são claros: exercite, cultive, transmita e viva intensamente o amor!

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”(Jo 3.16).

E você, querido leitor, está esperando o quê, para tê-lo como Senhor e Salvador da sua vida?

Jesus Cristo é a nossa força!

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 12 NOV 24