Jornal DR1

A filosofia brasileira atende pelo nome de Mário Sérgio Cortella

Contribuição muito além do meio acadêmico

Mario Sergio Cortella nasceu em, 5 de março de 1954, na cidade de Londrina no Paraná, é o primeiro filho do casal Antonio e Emilia Cortella, ele bancário e ela professora.

Em 1967 a família saiu de Londrina porque Antonio foi transferido para São Paulo, assim os filhos foram educados na metrópole.

Em 1970, ainda jovem, Mario Sergio passou a frequentar a Ordem Carmelitana Descalça, colaborando nas missas da Igreja de Santa Terezinha.  Dois anos mais tarde, devido à sua vocação religiosa, entrou para o convento de Carmelitas Descalças.

Em 1973 Mario Sergio ingressou no curso de Filosofia nas Faculdades Anchieta tendo se formado em 1975 em licenciatura. Durante a graduação foi monitor de Introdução à Filosofia e Introdução à Sociologia. Depois de ter se formado, abandonou a vida religiosa que levava até então.

No início da carreira, Cortella deu aulas na disciplina de Ética Social para o curso de Ciências Sociais e, em 1976, foi chamado para ser professor-assistente de Metodologia Científica do Ciclo Básico da Medianeira. Após três anos de trabalho, virou professor titular da cadeira e deu aulas.

Em 1977 foi para o Departamento de Teologia da PUC-SP lecionar, tendo permanecido na instituição durante 11 anos. No ano a seguir também deu aulas de filosofia para os últimos anos do ensino médio, essa foi a sua única experiência em escolas.

Além da vida de sala de aula, o professor fez consultoria e assessoria nas áreas de Saúde e Educação. Foi contratado como Especialista em Educação para a Fundação Cenafor do MEC além de ter trabalhado para a Fundap.

Em 1989 concluiu o mestrado em Educação pela PUC-SP. O doutorado em Educação na PUC-SP foi finalizado em 1997 com a orientação de Paulo Freire. No mesmo ano virou professor-convidado da Fundação Dom Cabral (Minas Gerais) e foi aprovado no concurso para a PUC-SP. Nos anos a seguir atuou também atuou como professor-convidado na FGV.

Entre 2008 e 2011 fez parte do Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES.

Professor, escritor, e filósofo – Mario Sergio Cortella é um importante pensador brasileiro que há algumas décadas contribui não só no meio acadêmico como também procura popularizar as questões que estuda se comunicando com o grande público através do rádio, de programas de televisão, dos livros e do seu canal no YouTube.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded