Você conhece o real significado do autocuidado feminino? Não? Então preste bastante atenção neste texto que traz as ideias da psicóloga, Eunice Porto sobre assuntos tão importantes para o desenvolvimento das mulheres, como pessoas independentes. Segundo a profissional, autocuidado feminino é a arte de escolher fazer por si mesma com consciência, o que ninguém mais pode fazer, está intimamente ligado ao amor próprio e a auto responsabilidade.
Já houve tempos em que meninas não eram estimuladas a cuidar de si e o autocuidado era desestimulado por ser confundido com egoísmo. Sem contar que desde cedo, as mulheres são estimuladas a cuidar, como se isso fosse um dom nato que todas devem possuir e aprender a aperfeiçoar através de brincadeiras como a boneca, da casinha, do acolher o amiguinho que estava chorando, além de ajudar a mamãe e todas formas de servir eram supervalorizadas.
Ainda bem que com o passar dos anos muitas coisas mudaram e a mulher começou a entender que só cuidar do outro, não traz o reconhecimento que ela gostaria. Aos poucos o cuidar não era mais tão prazeroso e o incômodo com a falta de reciprocidade e o peso de ter que cuidar do outro sem ter prazer e muitas vezes por pura obrigação, começou a pesar.
Esse cenário começou a ser transformado em setembro de 1968, quando atletas americanas iniciam o movimento de liberação feminina, conhecido como queima do sutiã. A partir desse momento uma nova fase de posicionamento mundial da mulher foi iniciada. Elas foram para o mercado de trabalho lutar por espaços, direitos e garantir respeito, autoconfiança e credibilidade.
“Uma pessoa que se ama, cuida da aparência não pelo ou para agradar o outra, mas para si mesma, reserva um tempo para o descanso, lazer, tira um momento do seu dia para estar consigo nem que seja apenas fechando os olhos, desconectando do mundo e voltando a atenção para a própria respiração, se permite cuidar do outro e receber o cuidado da forma possível ao outro, sem criar grandes expectativas de receber mais, se nutre com consciência e mesmo decidindo fazer o “dia do lixo “ não se culpa – come a batata frita, o refrigerante, os doces e está bem com isso. Tira seu dia de princesa e se permite cuidar de si num salão ou em casa e depois que aprende a respeitar seus desejos, ensina ao outro o caminho a ser percorrido. Espiritualmente busca estar bem em sintonia com a natureza, pratica a meditação como forma de introspecção, conecta com a religiosidade ou práticas que a conectem amorosamente com tudo que há na face da terra, sem julgamentos” expressou Eunice.
Aqui traremos dicas para ajudar a criar uma rotina de autocuidado:
1ª – Ao despertar AGRADEÇA todos movimentos involuntários que acontecem, sem que você precise fazer absolutamente nada: batimento cardíaco, respiração, fluir do sangue e lembre que tudo isso faz parte do grande milagre da vida – VOCÊ.
2ª -ARRUME sua cama – Não mais como uma obrigação imposta pela mamãe ou porque alguém pode ver, mas com a intenção de cuidar para que a ordem reverbere em todo seu dia, fazendo com que o seu “espaço de refazimento” esteja sempre pronto a te acolher no retorno.
3ª – Faça um ATIVIDADE FÍSICA que dê prazer, o autocuidado envolve prazer e se não for assim, se transforma em mais uma obrigação
4ª – Tire uns minutos para AUTO OBSERVAÇÃO e se for difícil pela correria do dia a dia, coloque o despertador a cada duas horas pare tudo e se questione – Como estou nesse momento? Me falta algo? Observe sentimentos, se são seus ou está carregando lixo dos outros e se estiver deixe cada um com o que lhe cabe.
5ª – Descubra o que dá PRAZER e há tempos não faz, dançar, viajar, comer algo específico, estar entre amigas, familiares, viajar etc, resgate na memória onde perdeu essa conexão com o prazer é Reconstrua esse caminho, você merece.
6ª – Por mais clichê que possa parecer, aquela mulher que está no espelho merece ser vista, elogiada e amada. Faça isso diariamente pois reconhecendo o quanto você é especial, mesmo que inicialmente pareça mentira, pouco a pouco você aprende a se conectar com sua essência que é sempre verdadeira.