Por Luana Fernandes Feitosa
No último dia 31 de março, foi realizado o encontro dos comandantes da Marinha Mercante, Francisco Gondar, Júlio Barcelos e Hildelene Bahia, que contou com a presença de Maurício Villar, Cristina, Gabriela, Maria José, William “Peruano” Estela Terumi, Roberta e as alunas Quênia, Aline, Michele, Letícia e Talita. Além da Sra. Mônica, David Antunes e Ana Cristina Campelo, CEO do Jornal DR1.
Uma conversa sobre a jornada do mar, entre sonhos de infância, adolescência, oportunidade de desenvolver dos sonhos, para a realidade!
Para alguns loucuras, entre uma vida de aventura, mais a solidão.
Lá entre pessoas de todos os lugares possíveis, desafios e experiências sobrenaturais, contando parece até mentira, mas com provas, não temos como argumentar.
O Comandante Gondar, com uma trajetória incrível, de músico para um propósito totalmente diferente, Comandante Mercante com legado. Inspiração para todos que passam pelo seu caminho!
Maurício Villar, que tem acompanhando todo o trajeto da Marinha através do seu pai, e o que mais chama atenção é o convívio entre eles, por mais que não tivesse o tempo todo juntos, fez com que Maurício Villar trouxesse com ele a inspiração do mar e da natureza, com as mãos, transformando arte em cultura.
O Comandante Júlio Barcelos, aniversariante do dia, juntamente com suas alunas, prestigiando o dia, daquele que com experiência marítima, as tornou mulheres de fibra!
Experiência contada, que tornam histórias aos fatos, digo “aconteceu comigo”. O que mais me impressiona é a frase “Se algo acontecer de errado no navio, ou embarcação, acaba a carreira do comandante!”
Imagina anos ali estudando, trabalhando, palestrando e ensinando, por um momento, tudo acabar.
Sonhos que foram difíceis, ausência da família e a solidão.
Entre sentimentos e razões, suas únicas escolhas! Lutar e Perseverar para que no final , tudo dê certo.
E respirar, para a próxima jornada no Mar,
O aniversariante, comandante Júlio, relatou muitos acontecimentos ao longo dessa jornada de quando era suas histórias e até mesmo as mais engraçadas, é incrível a percepção que ele tem sobre a Marinha Mercante, mas embora os relatos de cada história, sejam reais, ele sobretudo falou sobre sua família, o tempo que ficou longe, a comunicação entre eles, que não detalhava as datas, pois não queria deixar as pessoas ansiosas sobre sua vinda!
Também contou sobre suas inspirações e prosseguimentos.
Suas palestras e sobre suas aulas, ao olhar humano, e o olhar de Águia.
Ele cresceu e evoluiu, e a evolução das suas alunas, que na data do encontro, em terra, prestigiaram sua vida, e gratidão a todos os ensinamentos e momentos.
Júlio Barcelos, CLC da Marinha Mercante, entre a carreira e o descanso da profissão, tem levado Legado para as pessoas que estão por sua volta!
Nossa gratidão!
Esteve presente também David Antunes, falando de sua trajetória na relação entre os meios de comunicação, a importância para os dias de hoje, e prestigiando o Comandante Júlio Barcelos, com sua oratória no momento da oração em gratidão a Deus pela trajetória dessa jornada ao mar pela vida do aniversariante.
A CEO do Jornal DR1, Ana Cristina representando o seu veículo de comunicação contribuindo para ampliar a rede de comunicação, e juntamente prestigiar o aniversariante do dia!
Dra Ana, contando sua trajetória, descreve com palavras e solidariedade às pessoas deficientes, a importância delas nos lugares, e a sua locomoção!
Seria muito importante um projeto para essas pessoas, que com sua garra, nos mostram o quanto é o valor da vida, e nos ensina o poder da superação.
Foi uma tarde maravilhosa, proveitosa, onde a Marinha Mercante e a comunicação, criaram laços de histórias, da vida real. Sobre a vida real!
Fatos ocorridos e com grande legado.
É como falam por aí!
Entre a Terra e o Mar.
A jornada do Mar.
A Marinha Mercante e a comunicação.
E aqui descrevo Luana “jornalista” .
Entre o olhar apurado, o ouvido bem aberto, absorvendo a cada palavra e atitudes, para que você pudesse sentir o que naquele momento senti..
Tudo é construtivo, entre aventuras e desafios, Legado é o que nós construímos nessa jornada!
Até aqui, até breve!