Na próxima Sexta-feira da Paixão (18 de abril, às 18h), a Passarela da Rocinha será transformada em um terreiro de arte, fé e resistência com a realização do espetáculo de rua “A PAIXÃO DE OXALÁ – A Miscigenação no Brasil”, um Manifesto Cultural que entrelaça teatro, religiosidade afro-brasileira e ancestralidade em uma experiência arrebatadora.
Inspirado na Paixão de Cristo, o espetáculo revisita essa narrativa a partir da ótica dos povos de terreiro, com Oxalá, Exu, Ogum, Iansã, Xangô e outras divindades como guias de uma caminhada que expõe as dores, lutas e resistências dos corpos negros, indígenas e periféricos ao longo da história do Brasil.
Durante o evento, acontecerá a abertura da Exposição “Léa Negra – Atriz da Liberdade”, uma homenagem à gigante Léa Garcia, referência do teatro, do cinema e da luta preta no Brasil. Primeira madrinha da Oficina-Escola Clandestina de Artes – Bando Cultural Favelados, sua trajetória será reverenciada como símbolo de força, arte e liberdade para todas as gerações.
Com participações especiais de Nicola Siri e Marcelo Garcia, além de um elenco pulsante da comunidade e artistas independentes, o espetáculo funde dança, poesia, música, rituais afro-brasileiros, efeitos visuais e sonoros, guiando o público por um rito de cura, memória e justiça.
Ao final, serão entregues 50 certificados de homenagem aos povos de terreiro, e estaremos recebendo alimentos não perecíveis que serão destinados à Aldeia Maracanã e às 320 famílias assistidas pelo Bando Cultural.
Local: Passarela da Rocinha (Entrada da Via Ápia)
Data: 18 de Abril | Horário: 18h
Entrada Gratuita | Espetáculo de Rua
“A Paixão de Oxalá” não é só teatro. É um chamado. É um axé que pulsa nos tambores da memória e da justiça ancestral.
Traga seu axé, seu alimento, sua presença. E compartilhe com o mundo essa gira de libertação!