A Prefeitura do Rio anunciou, nesta terça-feira (17/12), o início da instalação de sensores de ar-condicionado nos ônibus (SPPO) da cidade, durante evento em sua sede administrativa. O objetivo da iniciativa é garantir maior conforto aos passageiros e aplicar sanções às empresas que não cumprirem as normas de climatização. Os sensores já estão em operação em algumas linhas municipais e nos ônibus do Conexão BRT.
A temperatura padrão definida para o interior dos veículos é de 24°C, mas será considerado em funcionamento adequado o ar-condicionado que reduza a temperatura interna em pelo menos 8°C em relação à temperatura externa, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
– Até o final do ano, teremos cerca de 150 ônibus equipados com sensores. Temos uma licitação marcada para o dia 27 e, ao longo do verão, instalaremos os sensores em outros ônibus da rede. É uma instalação simples, feita pela própria Prefeitura. Com o equipamento, conseguimos monitorar individualmente todos os veículos e verificar se estão mantendo a temperatura exigida. As empresas que cumprirem o compromisso receberão o subsídio normalmente, mas aquelas que não atenderem ao padrão perderão o subsídio – explicou o prefeito Eduardo Paes.
Com os sensores, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) poderá monitorar remotamente a temperatura de toda a frota. O sistema permitirá, por exemplo, analisar em tempo real a temperatura média dos veículos de uma linha específica.
A base para aferição será a temperatura máxima registrada na cidade no dia da viagem, conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia. As informações captadas pelos sensores serão enviadas em tempo real para a Prefeitura, e as temperaturas estarão disponíveis nos validadores dos cartões de transporte Jaé, instalados nos ônibus.
Atualmente, 64 ônibus já contam com os sensores, e a expectativa é alcançar 150 veículos até o final do ano. Os equipamentos já foram adquiridos pelo município e, no próximo dia 27, ocorrerá uma nova licitação para definir a empresa responsável pela instalação do restante da frota, com conclusão prevista para março de 2025.