Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Ação do Governo do Estado de castração atinge 10 mil animais no primeiro mês

A RJPET, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro lançada no começo do mês de dezembro de 2021, possibilita a castração gratuita de cães e gatos abandonados e abrigados por protetores e ONGs.

Em menos de trinta dias, o projeto já alcançou a marca de 10.000 animais cadastrados e com as castrações realizadas.

Foram 2.200 procedimentos realizados na capital fluminense e outros 7.800 em cidades no interior do estado.

A expectativa do projeto RJPET é atingir a marca de 100.000 animais castrados em todo o Estado do Rio de Janeiro até o fim deste ano de 2022.

Um dos locais beneficiados foi a colônia do Estádio do Maracanã, onde quinze protetores fixos, além de outros voluntários, atendem mais de 200 gatos abrigados na localidade.

Em dois municípios do Estado, Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, e Quatis, localizada no Vale do Paraíba, a fila dos animais que aguardavam a realização do procedimento de castração foi zerada graças ao auxílio dessa iniciativa do Governo do Estado.

O próximo passo da RJPET é levar as castrações para a região da Baixada Fluminense. Os procedimentos serão realizados em clínicas particulares credenciadas junto ao programa do Governo.

Cada pessoa física pode castrar um animal por mês. Os protetores independentes de animais podem castrar até oito animais por mês, mediante a comprovação da sua atividade. Já as ONGs podem realizar as castrações de acordo com a quantidade de protetores que compõem a organização.

O cadastro para participar do projeto RJPET é realizado através do seguinte e-mail: rjpet@agricultura.rj.gov.br.

Os interessados deverão enviar os seguintes documentos: documento de identidade com foto, comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro, documentos que comprovem a prática de protetor, declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor do interessado em questão.

Vale ressaltar que a castração é um procedimento cirúrgico seguro que contribui com o controle populacional dos animais e a consequente redução do número de animais abandonados nas ruas e ajuda a evitar a proliferação de doenças de cães e gatos.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença