Um dos mais renomados atletas brasileiros de todos os tempos, conhecido mundialmente pela sua carreira no salto triplo
Adhemar Ferreira da Silva foi um atleta paulista, o primeiro bicampeão olímpico, em salto triplo do país. Foi tricampeão pan-americano e pentacampeão sul-americano. Foi dez vezes campeão brasileiro e colecionou mais de 40 títulos internacionais.
Sua carreira no salto triplo o consagrou como um dos maiores nomes do esporte mundial. Começou no atletismo em 1947, mas foi em 1951 que se destacou ao quebrar o recorde sul-americano no salto triplo.
Sua primeira competição foi o Troféu Brasil, quando obteve a marca de 13,05 metros. Nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, conquistou a medalha de ouro, estabelecendo um novo recorde mundial com um salto de 16,22 metros. Em Melbourne, 1956, defendeu seu título olímpico e estabeleceu um novo recorde mundial com 16,35 metros.
Além das duas medalhas de ouro olímpicas, Adhemar conquistou três títulos nos Jogos Pan-Americanos e diversos campeonatos sul-americanos. Sua técnica revolucionária, combinada com força física e agilidade, o tornou uma lenda do esporte.
Adhemar foi atleta do São Paulo Futebol Clube e do Clube de Regatas Vasco da Gama. Encerrou sua carreira na prova realizada no Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 1 de outubro de 1960.
No ano de 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo. Ele foi o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), criado como parte das celebrações pelo centenário da instituição.
Adhemar Ferreira da Silva, nasceu na cidade de São Paulo, no bairro da Casa Verde, no dia 29 de setembro de 1927. Filho de um ferroviário e de uma cozinheira começou a trabalhar ainda jovem para ajudar nas despesas domésticas.
Fora das pistas, enfrentou dificuldades pessoais e problemas de saúde, mas seu legado permanece inabalável. Faleceu em 2001, deixando um impacto duradouro no atletismo brasileiro e sendo lembrado como um ícone do esporte mundial.