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Agenda Teatro Riachuelo Rio de Março 2024

Imagem Letícia sabatella
  • “Parem de Falar Mal da Rotina”, com Elisa Lucinda, no Teatro Riachuelo Rio (01.03.2024) 

“Parem de falar mal da rotina” é um fenômeno. Não se tem notícia, pelo menos no Brasil, de outro monólogo criado e protagonizado por uma mulher negra que tenha arrastado milhões de espectadores pelo país inteiro e fora dele por 22 anos. Na peça, dirigida por Geovana Pires, a atriz e autora trata o cotidiano como espaço de estreia e criatividade e não como uma repetição. Para tanto, desfila a própria poesia e suas encantadoras histórias cênicas para revelar ao espectador os nossos óbvios, onde o público se vê. O resultado são pouco mais de duas horas de elogios à rotina, entre personagens diversos, nos levando ao espelho da auto-observação de nossa dramaturgia diária. 

A chave, da qual parte a autora, é simples, porém fundamental: a rotina é feita de um conjunto de escolhas. Toda a geografia de nossos atos cotidianos é desenhada por nossos desejos e decisões diante das opções, portanto, nós somos os responsáveis pelo que chamaremos de rotina e ninguém é o culpado deste desenho. Só nós mesmos. Depois de nos levar a rir de nós mesmos e a chorar emocionadamente, a sequência de cenas nos leva a crer no poder que temos, cada um, de atuar nessa rotina, de modo a otimizá-la, melhorá-la, trazê-la para mais perto dos nossos sonhos. Em verdade, nós temos o poder da mudança, nós somos os diretores, atores, autores, roteiristas e produtores das nossas próprias vidas.

Embora tentemos controlar o futuro, na verdade caminhamos todos os dias para o inédito e se, caminhamos para o inédito, torna-se impossível, ou no mínimo, incoerente querer repetir o ontem. De forma interativa, a montagem propõe uma divertida reflexão do cotidiano. Utilizando versos e conversas despojadas sobre a rotina, o “Parem…” é uma espécie de espelho capaz de projetar mil possibilidades provocando verdadeiras transformações em nossas relações sociais, profissionais e pessoais. “A peça nasceu das inúmeras lições que a natureza nos ensina todo dia. A grande lição é a capacidade de estreia que faz tudo na natureza acontecer de forma espetacular di-a-ri-a-men-te: o nascer do sol, o pôr do mesmo sol, o céu, a chuva, as estrelas, os ventos e as tardes. A natureza ensina a toda gente, mas, às vezes, alunos distraídos que somos, não vemos o lindo óbvio que ela nos oferece e as dicas que ela pode nos dar na condução de nossa vida diária”, diz a atriz. 

Junto com Geovana Pires, Elisa Lucinda criou a Companhia da Outra, que assina o espetáculo. A linguagem desenvolvida nessa obra “engana” o público, pois, o seu arcabouço de condução coloquial leva o espectador a achar que tudo é improviso ali, mas com as surpresas cênicas e algumas repetições de cena, acaba-se concluindo que tudo ali é marcado, ensaiado e pensado antes, ainda que muitos improvisos aconteçam realmente, fruto da interação com a plateia que o espetáculo propõe. Deselitizando a poesia, Elisa fala o texto poético como quem conversa com o público, emociona e diverte com suas palavras gente de zero a cem anos, de todo o tipo e lugar. 

A experiência assemelha-se a uma espécie de autoajuda inteligente, uma aula de cidadania através da educação emocional, pois cuidando melhor de nossa rotina, autores e protagonistas que somos dela, cuidaremos melhor de nós mesmos, dos que nos cercam e do mundo à nossa volta. Comemorando duas décadas de estrada, o espetáculo abraça plateias e admiradores no Brasil e no exterior, com sucesso de público e crítica. A cerimônia de repeti-lo todos os dias especializou sua criadora na arte de estreá-lo diariamente. A escolha dessa linguagem de roteiro aparentemente imprevisível para quem vê, produziu um outro fenômeno que é a repetição do público. Ao final, Lucinda pergunta quantas pessoas já viram a peça. Geralmente a resposta positiva vem de 30 a 40% do público, que quer ver de novo uma, duas, três, oito, quinze, trinta vezes. Ele quer ouvir de novo aquilo que não refletiu direito da primeira vez, ou quer experimentar aquela sensação num outro dia. 

É muita informação. Sem contar que cada qual quer que seu pai, sua irmã, seu primo, seu novo amor, seu amigo que ainda não viu, veja. E não basta só indicar. Cada um quer trazer o amigo pessoalmente, levá-lo, assistir suas reações. Talvez o público não espere nunca que essa peça pare, pois está sempre disposto a estar presente nas próximas temporadas lotando os teatros, fazendo confusão de acesso de pessoas na porta. Como o espetáculo já atingiu sua maior idade, não é incomum que apareçam espectadores que foram acompanhados dos pais dentro da barriga, ou bebês ainda, e que hoje, adultos, voltam com esses pais e trazem novos amigos. De alguma maneira, a receita dessa obra leva uma comunicação transversal a toda a população brasileira e, por que não, mundial. Afinal, falar mal da rotina é um mau hábito da nossa civilização que ainda não entendeu que pode, como a lua e como o sol, estrear seus acontecimentos todo.

“Parem de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda

Sexta, 01 de março, às 20h

Vendas Online: https://bileto.sympla.com.br/event/90462?_gl=1*g8utku*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNjUzOTMxNC4xMjYuMS4xNzA2NTQxNjU5LjU5LjAuNzcwODE2Mzgx

Lotação presencial: 999 lugares

Classificação: 12 anos

Duração: 120 minutos

  • Yuri Marçal em “Me Perdi no Que Estava Falando” no Teatro Riachuelo Rio (02.03.2024)

Yuri Marçal, ator e humorista, pioneiro e talentoso, conquistou marcos históricos no cenário da comédia. Como Primeiro humorista negro a solo no Teatro Municipal de SP e primeiro da América Latina com especial em plataformas de streaming, ganhador do prêmio de melhor ator coadjuvante do Festival de cinema de Gramado, ele cativa multidões com seu humor afiado e conteúdo inteligente. Seu perfil no Instagram, repleto de carisma e engajamento, reflete sua capacidade de conectar com o público, tornando-o uma figura inspiradora e influente nas redes sociais e além.

Yuri Marçal em “Me Perdi no Que Estava Falando”

Data: 02/03/2024, Sábado às 20h

Vendas presenciais: https://bileto.sympla.com.br/event/90464?_gl=1*olzog7*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNjUzOTMxNC4xMjYuMS4xNzA2NTQxNzU4LjYwLjAuNzcwODE2Mzgx

Lotação presencial: 999 lugares

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

  • Letícia Sabatella canta por Elas – Especial Dia Internacional da Mulher no Teatro Riachuelo Rio  (08.03.2024)

Numa homenagem ao Dia internacional da Mulher, a atriz e cantora Leticia Sabatella traz ao palco do Teatro Riachuelo Rio um show inédito, criado especialmente pela artista para a celebração desta data que é, também, seu aniversário. No repertorio, além de canções autorais, Letícia canta Piaf, Billie Holiday, Elza Soares e muitas outras artistas que marcaram várias gerações de admiradores da boa musica. Neste show estará acompanhada pelo pianista Paulo Braga, que desenvolve magnifico trabalho de pesquisa sobre o piano no Jazz e na MPB e é responsável pelos arranjos e direção musical do show em conjunto com Leticia Sabatella.

Letícia Sabatella canta por Elas – Especial Dia Internacional da Mulher

Data: 08/03/2024 – Sexta às 20h

Vendas Online: https://bileto.sympla.com.br/event/90702?_gl=1*13zpyvx*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNjUzOTMxNC4xMjYuMS4xNzA2NTQyMTgwLjYwLjAuNzcwODE2Mzgx

Lotação presencial: 999 lugares

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

  • “Macacos” no Teatro Riachuelo Rio (09 a 24.03.2024)

MACACOS é um espetáculo sobre a estruturação do racismo e do apagamento das memórias e ancestralidades negras que estão enraizadas neste país. O espetáculo se coloca em cena a partir do relato de um homem negro em busca outros espaços para ocupar diante do adjetivo MACACO, que nomeia a obra, a fim de refletir sobre esse adjetivo que é o mais usado como xingamento ao povo negro no mundo. A peça trata sobre episódios da História Geral do país, até chegar aos relatos e estatísticas das mães e famílias dos jovens negros presos ou executados pela polícia militar no Brasil de 1500 até 2021. Os questionamentos desse homem negro convidam o público a pensar e debater sobre os preconceitos mascarados, que existem na estruturação e no cotidiano brasileiro. MACACOS começou a se desenvolver no ano de 2015, passando por diversas cidades como: Rio de Janeiro, Minha Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Brasília e Amazonas, chegando em São Paulo no ano de 2020.

Macacos

Data: 09 a 24/03/2024 – Sexta e Sábado às 20h00, Domingo às 17h00

Vendas presenciais: https://bileto.sympla.com.br/event/90461?_gl=1*1rkojd*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNjUzOTMxNC4xMjYuMS4xNzA2NTQyNDc4LjYwLjAuNzcwODE2Mzgx

Lotação presencial: 999 lugares

Classificação: 12 anos

Duração: 150 minutos

  • GoldHerança” no Teatro Riachuelo Rio (12.03.2024) 

Golden Boys, Evinha e Trio Esperança – Os irmãos Correa em um encontro raro da família de cantores que marcaram gerações.  Os Golden Boys, a cantora Evinha e o Trio Esperança apresentam canções de sucesso que marcaram a carreira de cada um dos artistas no projeto GOLDHERANÇA.  Renato, Ronaldo e Roberto formaram os Golden Boys no final dos anos 50 com o primo Valdir. Com o falecimento de Valdir, em 2004, o grupo seguiu na formação de Trio e, em 2016, com o falecimento do irmão Roberto, o irmão Mario tornou-se o novo Golden Boy. Já Evinha, Mário e Regina são da primeira formação do Trio Esperança, que passou a contar com a caçula Marizinha, em 1968, quando Evinha seguiu em carreira solo. A oportunidade para os artistas estarem juntos é algo raríssimo, pois Evinha,  Marizinha e Regina estão radicadas há anos na EUROPA, onde o Trio Esperança é sucesso em sua terceira formação (só com as mulheres da família Correa). 

O show tem repertório que há muito estão no inconsciente nacional e são considerados verdadeiros clássicos da música popular brasileira. O público vai ouvir canções eternas como “Filme Triste”, “O Passo do Elefantinho” e “A Festa do Bolinha” (hits do Trio Esperança), ”Casaco marrom”, ”Cantiga por Luciana” e ”Teletema” (imortalizadas na voz de Evinha), ”Alguém na multidão”, “Fumacê” e ”Erva Venenosa”, obrigatórias em shows dos Golden Boys.

O clima familiar estará visível no palco. A começar pelo cenário, que reproduzirá com sofás e luminárias uma típica sala de estar. A banda é formada por seus herdeiros musicais: os próprios filhos – o baixista Beto Filho (filho do saudoso Roberto Correa), Diego Saldanha (baterista – filho de Renato Correa e ex-integrante do grupo infantil dos anos 80 Os Abelhudos) e o cantor e produtor do show Bruno Galvão (filho de Mário Correa e ex-participante do reality The Voice Brasil) no violão. Ainda contam com o apoio do guitarrista Bruno Sorriso. A direção do espetáculo é de Gerard Gambus, marido de Evinha, que integra a banda ao piano.

Se os caminhos foram pessoais, os laços – familiares e musicais – mantiveram-se firmes. Uma prova disso será dada num lugar onde se sentem à vontade há décadas: o palco.

”O compromisso de nos reunirmos no palco vai além do âmbito profissional: é também uma oportunidade de matarmos a saudade”, avalia Evinha.

GoldHerança – Projeto Seis e Meia

Data: 12/03/2024 – Terça, às 18h30

Vendas presenciais: https://bileto.sympla.com.br/event/90708/d/238092?_gl=1*cl6llc*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNjUzOTMxNC4xMjYuMS4xNzA2NTQyNTgyLjYwLjAuNzcwODE2Mzgx

Lotação presencial: 999 lugares

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

  • “Bala Desejo” no Teatro Riachuelo Rio (13.03.2024)

Com milhares de quilômetros na bagagem, a kombi do Bala Desejo volta à estrada e segue rumo ao seu destino final. O projeto que reúne os artistas Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra se despede após dois anos. Essa movimentação acontece para permitir que os integrantes retomem suas carreiras-solo. A tour cruza o país a partir de fevereiro e tem passagem confirmada por Brasília (2 de fevereiro), Goiânia (3 de fevereiro), Belo Horizonte (23 de fevereiro), São Paulo (24 de fevereiro), Porto Alegre (8 de março), Curitiba (9 de março) e Rio de Janeiro (13 de março).

A venda de ingressos começou no dia 29 de novembro. “Nenhum outro projeto na minha vida foi tão alegre, festivo e emocionante quanto o Bala Desejo”, afirma Zé Ibarra.

O quarteto soma feitos importantes em um curto espaço de tempo, como o pódio na categoria de “Melhor Álbum Pop em Português” em sua primeira indicação ao Grammy Latino e apresentações por diferentes países, como Japão, Reino Unido e França. “Acredito que fizemos um arco lindo desde o nascimento do Bala. Agora, a gente precisa celebrar e agradecer por ter vivido isso tudo”, finaliza Dora. A turnê será realizada pelo Coala Music e pela Uhuu Music, presentes no projeto desde a concepção.

BALA DESEJO – TOUR DE ENCERRAMENTO

Data: 13 de março – Quarta às 20h

Vendas online: Ingressos a partir de 40 reais https://bileto.sympla.com.br/event/89374/d/229327?_gl=1*8uhd0b*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNDM5MTIwNS4xMDguMS4xNzA0MzkxODA3LjAuMC4w

Lotação presencial: 999 lugares

Classificação: Livre

Duração: 90 minutos

  • Sinatra by Kramarenco no Teatro Riachuelo Rio  (14.03.2024)

Kramarenco começou o relacionamento com a música sendo criança compartilhando o gosto musical entre Beatles e Sinatra. A voz do Sinatra era coisa mágica para ele, ficava horas ouvindo a música e adorava os arranjos das orquestras fantásticas que acompanhavam a “THE VOICE” (“A VOZ”). Gostou sempre do soul e também das bandas pops mais influentes desses anos. Já adolescente, participou em inúmeros festivais da canção e já posteriormente começa a cantar na TV em programas importantes. Foi quando já surgiu o interesse por participar em aulas de canto lírico para depois decidir um caminho mais popular. Morou em Nova Iorque e conseguiu conhecer e se interessar no campo do jazz, do soul e principalmente naqueles lugares onde Sinatra gostava de frequentar, fase na qual aprendeu a conhecer o ambiente e a fonética de Nova Iorque. 

No ano 2004 mergulhou profissionalmente no mundo do show e graças a sua voz realmente privilegiada, com um registro próximo a Sinatra, mais a vantagem do seu conhecimento sobre ele, começou fazer turnês pelo mundo, emulando ao mais importante crooner da historia da música. Tem a naturalidade, o fraseio, a potência e o jeito sussurrado, que fez famoso o grande Sinatra. Mesmo com ascendência Russa-Hebraica, Kramarenco é o Sinatra Latino, reconhecido em muitos países tanto por sua voz de Sinatra quanto outras vozes de cantores e artistas famosos. Possui a versatilidade para imitar exatamente outras vozes importantes sendo chamado “ O cantor das mil vozes”.

Participou fazendo Sinatra e ganhou o “Primeiro Lugar” em programas da TV de diversos países, o que permitiu depois fazer extensas turnês,  visitando diversos países, como Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, entre outros. Conseguiu também o “Primeiro Lugar” no programa “Máquina da Fama”,  do SBT. Nos Estados Unidos, conheceu em Las Vegas, Vincent Falcone, pianista e produtor musical de Frank Sinatra, com quem cantou em cassinos de Las Vegas, no ano 2015 e na comemoração dos 100 anos do nascimento do Frank Sinatra. A partir dali, não parou de cantar em shows, cassinos, clubes, teatros, principalmente em Norte América. Hoje, considerado o melhor Sinatra do mundo, está fazendo shows por todo o território Mexicano. Nos próximos meses vai se apresentar com a Orquestra Filarmónica de San José de Costa Rica e outros países.

Sinatra by Kramarenco

Data: 14/03/2024 – Quinta às 20h

Vendas presenciais: https://bileto.sympla.com.br/event/90577/d/237693?_gl=1*xyihax*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNjUzOTMxNC4xMjYuMS4xNzA2NTQyODIzLjYwLjAuNzcwODE2Mzgx

Lotação presencial: 999 lugares

Classificação: 12 anos

Duração: 90 minutos

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