Agentes mirins em ação! Nesta quarta-feira (19), os alunos do 4º ano do Ginásio Educacional Tecnológico Isabel Mendes, no Méier, foram agentes de vigilância em saúde (AVS) por um dia. Em conjunto com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os alunos participaram de atividades educativas sobre o combate à dengue, que envolveram a busca por condições que favorecessem o surgimento de focos do Aedes aegypti no pátio da escola. De forma lúdica, os agentes adultos orientaram as crianças sobre os cuidados que elas devem ter em suas casas para combater o mosquito transmissor das arboviroses urbanas, como a dengue, zika e a chikungunya.
– É uma ação entre Saúde e Educação, pelo Programa Saúde na Escola (PSE), onde estamos trabalhando nas escolas o tema de prevenção das arboviroses. Acreditamos muito no potencial das crianças, e os adultos têm muito o que aprender com elas. Essas crianças estão aprendendo sobre como prevenir o mosquito e também quais cuidados devem ter em casa. E com certeza elas vão levar esse conhecimento pra casa e replicar o que aprenderam com suas famílias e em seus territórios. É muito importante que todos nós aprendamos com elas para evitar as arboviroses na cidade do Rio – explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.
Uniformizadas com coletes de AVS, as crianças foram divididas em grupos e percorreram o pátio da escola em busca de recipientes que pudessem acumular água parada, enquanto os agentes ensinavam o que deveria ser feito com os reservatórios. Em uma maquete de certo ou errado, os alunos aprenderam sobre o que pode e não pode em uma casa para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, as equipes mostraram às crianças as fases de vida do Aedes aegypti e como ele se desenvolve.
Ao final das atividades, os alunos receberam um certificado de agente de vigilância em saúde mirim e se mostraram super competentes para transmitir todo conhecimento adquirido para as pessoas do seu convívio.