Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

AIB News: A FEB na Itália: O Olhar do Comandante

Capa A FEB Pelo seu Cmte

Em 2024 se completam 80 anos do início da participação da Força Expedicionária Brasileira na campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.  Foi um momento único na história do país, onde homens e mulheres (não nos esqueçamos das enfermeiras da FEB!) deram sua cota de sangue, suor e lágrimas pela vitória final contra o nazifascismo.

E uma voz importante na memória desta saga heroica, é a do próprio comandante da Força Expedicionária Brasileira, o marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, autor do livro ‘’A FEB Pelo Seu Comandante”, publicado pela Biblioteca do Exército (BIBLIEX), e que se estabelece como um documento fundamental para compreender não apenas os aspectos militares, mas também humanos, políticos e sociais da participação dos soldados brasileiros na Segunda Grande Guerra.

Mascarenhas de Moraes foi um gaúcho de São Gabriel, cidade onde nasceu em 1883. Começou seus estudos na Escola Militar de Rio Pardo, também no Rio Grande do Sul, sendo nomeado Alferes-Aluno em 1905, pela Escola Militar do Brasil, a partir daí desenvolveu toda sua brilhante trajetória no Exército brasileiro.

Com sua visão única como comandante da FEB, oferece aos leitores uma narrativa profunda e detalhada, que transcende a simples cronologia dos eventos. Contextualiza o momento histórico na década de 1940, desde os ataques dos submarinos alemães aos navios mercantes em águas territoriais do Brasil, até a declaração de guerra ao Eixo Berlim-Roma-Tóquio e a formação e atuação da FEB no campo de batalha em solo italiano.

O marechal nos conduz por uma jornada que explora os desafios enfrentados pelos soldados e oficiais, desde a preparação no Brasil até os combates em solo europeu, evidenciando a bravura, o sacrifício e a determinação de um contingente que era visto, por muitos críticos, como incapaz para a missão.

Através das palavras do marechal, percebemos a transformação de homens comuns em ‘’soldados cidadãos’’, heróis muitas vezes anônimos, cujas histórias de vida acabam se entrelaçando com os destinos das nações e da Humanidade.

A obra é um testemunho vital, com grande valor histórico, principalmente para os jovens, que numa grande parte desconhecem os detalhes da participação do Brasil no conflito que mudou o mundo para sempre. E numa época onde em alguns momentos parece haver uma sensação de que ‘’o passado não existiu’’, o relato de Mascarenhas de Moraes emerge como um lembrete poderoso da capacidade humana de superar adversidades e da importância de lutar por ideais como justiça e liberdade. 

O marechal faleceu em 1968,aos 85 anos, mas “A FEB Pelo Seu Comandante” permanece como um ‘’livro-documento’’, não  apenas para historiadores ou pesquisadores profissionais em História Militar, mas também para todos aqueles interessados em compreender melhor as complexidades geopolíticas e também a capacidade de  resiliência, bravura e superação  humana diante da terrível realidade da guerra. E é ainda leitura obrigatória para quem busca entender a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e suas implicações até os dias atuais.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20