Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

AIB News: O Herói-Marinheiro do Brasi

Inhaúma 1

Quem anda pelo Centro do Rio de Janeiro em algum momento passou ou há de passar pela Rua Visconde de Inhaúma, uma importante via de ligação desta região da cidade.

Mas será que as pessoas que caminham por lá, tem alguma ideia de quem foi o personagem que batiza a rua?

O hoje pouco conhecido Visconde de Inhaúma foi o almirante Joaquim José Inácio de Barros, nascido em Portugal, mas que se tornou um dos maiores nomes da Marinha brasileira, com sua extraordinária trajetória marcada pela bravura, um excepcional conhecimento de estratégia militar e o compromisso com a defesa da pátria.

Joaquim José Inácio de Barros cedo emergiu como como um líder nato num período em que o Brasil procurava se consolidar no papel de nação soberana no contexto do mundo do século XIX.  O seu valor como militar foi comprovado em batalhas cruciais na Guerra da Independência, Guerra da Cisplatina e Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), defendendo os mares e rios do país contra forças inimigas poderosas.

Também tomou parte de forma significativa no enfrentamento das Revoltas da Sabinada, Farroupilha e Praieira.

O Visconde de Inhaúma não apenas testemunhou a construção e consolidação do Brasil como uma nação independente, mas também desempenhou um papel vital nesse processo. Sua carreira exemplar e dedicação incansável, inspiraram gerações de militares e também de civis. O legado do almirante transcende o tempo, ecoando como um testemunho da coragem e determinação que ajudaram a moldar a identidade nacional brasileira.

E agora essa história pode ser conhecida do grande público com o lançamento do livro “Inhaúma”, uma publicação que mergulha nas águas da História Naval brasileira em mais um belíssimo trabalho do escritor, pesquisador e professor da Escola de Guerra Naval (EGN), o Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil Francisco Eduardo Alves de Almeida.

O autor, que já nos brindou com o excelente ‘’Da Guerra À Diplomacia…’’ que conta a saga da DNOG, a Divisão Naval em Operações de Guerra da Marinha na Primeira Guerra Mundial, agora nos revela detalhes deste inspirador ‘’Herói-Marinheiro’’ que foi o Visconde de Inhaúma.

O livro se destaca por uma meticulosa pesquisa histórica, evidenciando o compromisso em apresentar uma narrativa autêntica e envolvente transportando o leitor para um cenário de batalhas navais e o contexto político da época.

 A linguagem é bem acessível, tornando a leitura atrativa tanto para entusiastas da história quanto para leitores em busca de uma experiência envolvente. 

“Inhaúma” não é apenas uma obra literária, é também uma oportunidade de abrir uma janela para o passado e aprender e se encantar com a vida de um importante personagem da História do Brasil.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20