Jornal DR1

AIB News: Um Voo Pelos Sonhos de Dumont

 

E lá vamos nós de novo falar de Santos Dumont! O que nunca é demais, levando em conta as façanhas deste genial inventor brasileiro, ainda mais sendo 2023 o momento em que se comemoram os 150 anos de seu nascimento.

O livro ‘Contando e Cantando os Sonhos de Dumont’, é um belo trabalho literário sobre Alberto Santos Dumont, o ‘Pai da Aviação’. A obra da escritora, poetisa, professora e pedagoga Catarina Maul é voltada para o público infantojuvenil e mergulha na vida e nos sonhos desse grande brasileiro.

Através de uma linguagem simples, mas didática, a autora faz crianças e adolescentes percorrerem várias etapas da vida de Dumont: desde as brincadeiras de criança nos cafezais da fazenda de sua família (quando gostava de afirmar que ‘Homem voa sim!’), passando por sua leitura preferida, os livros de ficção de Júlio Verne, até suas andanças pelo mundo, do nascimento em  Minas Gerais, a infância em Ribeirão Preto (SP), a vida em Paris e Petrópolis (RJ) e o falecimento no Guarujá, litoral paulista.

A obra é uma verdadeira homenagem a Santos Dumont, revelando sua essência e paixão pela aviação. A autora, conhecida por sua habilidade em tecer palavras com sensibilidade, utiliza seu talento para criar uma narrativa que enaltece a trajetória e os feitos do inventor brasileiro.

Com uma linguagem lírica e repleta de imagens poéticas, a abordagem do livro proporciona uma experiência de leitura cativante para crianças e jovens, tornando a obra não apenas informativa, mas também emocionalmente envolvente.

Contando e Cantando os Sonhos de Dumont teve sua primeira edição lançada em 2016 pela Bem Cultural Editora, com ilustrações de Rodrigo Santana CB. Além do sucesso literário, o texto foi adaptado para o teatro, com 11 canções, tendo as letras escritas pela própria Catarina Maul e musicadas por Renato de Rezende. 

Por coincidência, a autora foi professora na rede municipal da cidade de Petrópolis na região serrana do Rio de Janeiro, a mesma cidade onde Santos Dumont morou na sua famosa casa apelidada de ‘’A Encantada’’, hoje o Museu Casa de Santos-Dumont. Em comemoração ao sesquicentenário do inventor, este ano cerca de 5 mil crianças das escolas e de algumas comunidades de Petrópolis receberam um exemplar do livro, numa iniciativa pedagógica entre a Secretaria de Educação da cidade e a editora da obra.

‘Contando e Cantando os Sonhos de Dumont’ não é apenas mais uma biografia, é uma obra encantadora que nos faz mergulhar na vida de Santos Dumont, ao mesmo tempo em que nos inspira a acreditar em nosso próprio potencial.  O livro é uma celebração da determinação, da inovação e da ambição que impulsionam as conquistas humanas e nos faz refletir sobre a importância de perseguir nossos sonhos, mesmo que num primeiro momento possam parecer impossíveis.

É uma leitura que todos os pais e mães deveriam incentivar para seus filhos e que merece um lugar de destaque nas estantes dos amantes da literatura e da história de grandes personalidades brasileiras. E não custa lembrar sempre: ‘Antes de Santos Dumont, ninguém fez um voo igual!’

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24