Não existem empresas ou pessoas totalmente desinteressantes, existem formas de se comunicar desinteressantes. Conversar com o cliente é uma arte, requer teoria e prática. Não adianta apresentar algo ao potencial cliente que seja só interessante, o que você tem em suas mãos precisa também parecer interessante, envolvente. Atualmente, com tantas opções de marcas, preços, produtos, lojas físicas e plataformas digitais; um dos maiores desafios tem sido prender a atenção do consumidor. Então, se você pretende arrasar naquela apresentação, se deseja um novo cliente, ou anseia melhorar um relacionamento; a resposta é: Adapte e Seduza com o poder da técnica AIDA.
Seduzir significa: Desviar alguém do caminho e o princípio básico se resume em atenção. Se você tem a atenção do cliente, você consegue se conectar com ele. E se você se conecta com ele, você consegue aprofundar, se relacionar, consegue oferecer uma solução e até mesmo ser “amigo (a)” do seu cliente. Para tanto, te apresento a letra A: Atenção – Se eu não tenho ninguém para me ouvir, nada vale o que eu vou falar, se eu não tenho ninguém para ler a minha mensagem nada vale o que eu irei escrever. Um exemplo de frase que capta atenção do cliente em potencial é: Eu também sofria com esse problema, mas sabe o que eu descobri? Não precisa ser exatamente palavra por palavra; perceba o conceito.
Letra I: Interesse. Finalmente, você conseguiu a atenção do cliente, mas será que agora, você tem o interesse dele? Essa é a hora em que eles se perguntam: O que você descobriu, então?! E se você responder: Amanhã eu te explico, essa atenção pode até aumentar (avalie o caso!)
Letra D: Desejo – É importante gerar um forte desejo para que o consumidor continue se relacionando com a marca e vá até você sozinho! Uma das formas mais eficazes de se fazer isso é gerando na mente do cliente um hormônio chamado dopamina, que segundo comprovações cientificas, ativa o ciclo de recompensas, estimulando o cérebro a completar tarefas. Uma das formas de gerá-lo? Frase exemplo: Quer saber como eu lucrei R$ 2.000,00 a mais por mês com essa simples mudança? Nesse sentido, outra técnica muito eficaz é fidelizar o cliente oferecendo a ele um cupom de desconto ou outro produto cada vez que ele elegê-lo como preferência. Gerar afinidade e empatia entre a marca e o cliente também gera desejo.
Letra A: Ação – Agora chama o seu público para ação. Frase exemplo: Temos uma oferta exclusiva para você! Mas vem agora, corre, porque só restam duas unidades!!
Dica bônus: Bom dia? Tudo bem? Não faça o seu cliente se entediar para no final ignorá-lo, com essa conversa de elevador! Vá logo ao AIDA.
Por fim, ficou nítido que o seu público não deseja a sua empresa. O que ele quer, é sentir um bem-estar, ao passo que você aplica os gatilhos viciantes da técnica AIDA, gerando dopamina e estimulando-o a querer se conectar ao longo dos anos com você. Anote AIDA em um post it e comece a praticar todos os dias!