Jornal DR1

ALERJ celebra 40 anos da animação cultural e o centenário de Darcy Ribeiro

A Subdiretoria-Geral de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) realiza na próxima terça-feira (25/10), a partir das 10 horas, um dia de celebração aos 40 anos da animação cultural no Rio de Janeiro e ao centenário do sociólogo, antropólogo e professor Darcy Ribeiro, responsável pela criação da categoria: Animador Cultural.

Sob o tema “Animação Cultural – 40 anos: o sonho vai continuar”, será realizado no Plenário da ALERJ, na Rua da Ajuda, Nº 5, às 10 horas. A abertura ficará por conta de uma mesa de debate sobre a questão “Os Rumos da Animação Cultural no Rio de Janeiro – O sonho vai continuar” e, em seguida, a abertura de uma exposição com peças de autoria de animadores culturais e de alunos das escolas do Estado do Rio de Janeiro.

Na parte da tarde, será realizada uma manifestação na escadaria principal do Palácio Tiradentes, além de rodas de leitura, performances poéticas, apresentações cênicas e musicais com a participação de animadores culturais.

O professor Darcy Ribeiro (1922-1997), foi um dos principais antropólogos, sociólogos, pensadores e políticos dedicados à educação no Brasil, deixando admiráveis contribuições para a causa indígena, da escola pública e da educação integral.

Ele foi responsável pela fundação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), bem como pela criação de um generoso projeto de educação em tempo global no Estado do Rio de Janeiro – os Centros Integrados de Educação Pública – os CIEPs. Era secretário estadual de Educação do governo Leonel Brizola, quando trabalhou para implementar atividades artísticas através dos animadores culturais, na agenda de atividades nos CIEPs, integrando-as ao currículo escolar. Criou naquela ocasião, o Programa de Animação Cultural, que ajudou a formular uma política educacional cuja metodologia era considerar, sobretudo, a criatividade do ser humano.

Ocupando a cadeira número 11 da Academia Brasileira de Letras, nosso imortal contribuiu para a organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9394/96) que em seu Art. 1º dispõe que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Outra contribuição notória está investida no Art. 8º da Lei Estadual nº 5.361, de 29 de dezembro de 2008, que versa sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no Estado do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO:
10 horas – Mesa de Debate – ALERJ, Rua da Ajuda, 5, Plenário.
11:30 horas – Inauguração da Exposição dos Trabalhos dos Animadores Culturais com seus alunos nas unidades. Galeria – ALERJ – Rua da Ajuda, 5.
13 horas – Teatro, Voz, Violão e Poesia. Palácio Tiradentes, Sala 103.
15 horas – Escadaria do Palácio Tiradentes. Música, dança, oficinas e exposição.
17 horas – Leitura do manifesto e encerramento.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded