Som foi ativado mesmo nos aparelhos que estavam no “silencioso”
A Defesa Civil do Rio de Janeiro enviou pela primeira vez um alerta sonoro pelo celular à população no final da tarde de quarta-feira (30/01), para sinalizar pancadas de chuvas e possíveis alagamentos na cidade. A medida assustou os cariocas, que receberam uma mensagem de “Alerta extremo” nos aparelhos às 17h57 junto com um som agudo. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, havia três bairros impactados com chuva acima de 50 milímetros em uma hora, ele também pede que a população fique atenta quando receber o aviso, que só pode ser mandado por três pessoas na cidade.
“Nós temos aqui no Rio, através da tecnologia aqui do COR, a configuração de quando uma chuva é de forte a muito forte, como foi o caso de ontem. Os meteorologistas do Alerta Rio viram que a chuva estava chegando e podia seguir até a noite. Ali estava caracterizado que precisaríamos enviar essa mensagem de caráter extremo de urgência para a população. Então nós usamos a tecnologia do Cell Broadcast, que envia o alerta para todos os celulares que estão no município do Rio, mesmo eles não estando cadastrados em nenhuma plataforma da prefeitura” disse o subsecretário.
Além de não precisar de cadastro, o alarme sonoro funciona até mesmo em celulares no modo silencioso e só sai da tela se o usuário mostrar que leu a mensagem. Para receber o sinal, é preciso ter um celular comprado depois de 2020 – cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu muito forte no período da tarde em bairros como Anchieta e Santa Cruz, com acumulados que ultrapassaram os 50 milímetros no período de uma hora.
Rodrigo Gonçalves também pontua que o acionamento desse alarme não deve ser desconsiderado pela população, principalmente porque só quem tem acesso a ele são as autoridades.