Ao todo, 15 alunos participarão do evento e promoverão palestras autorais sobre assuntos do cotidiano escolar, como sustentabilidade, antirracismo, inclusão, saúde mental, ética digital, combate ao bullying e o papel da juventude na transformação social;
Amanhã (sábado, 23), cerca de 15 alunos da Escola Parque, uma das mais tradicionais escolas do Rio de Janeiro, subirão ao palco do Teatro Vanutti, no Shopping Gávea, para uma experiência diferente. Vão proferir palestras para o TEDx, evento que tem como objetivo compartilhar ideias inspiradoras em formato de apresentações curtas e individuais.
Os estudantes promoverão palestras autorais que abordarão assuntos do cotidiano de cada aluno, como sustentabilidade, antirracismo, inclusão, saúde mental, ética digital, combate ao bullying e o papel da juventude na transformação social. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico construtivista da escola, que tem mais de 55 anos de atuação, para valorizar o aprendizado em grupo, a criatividade e o pensamento crítico, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem.
O projeto começou ainda no primeiro semestre, com uma etapa de preparação e seleção. Os alunos selecionados participaram de mentorias com professores e refletiram sobre temas que permeiam suas experiências pessoais e educacionais. A preparação para o evento reflete a aposta da escola em uma educação que forma cidadãos conscientes e engajados, com foco no desenvolvimento das habilidades complexas do pensamento.
Essa metodologia contribuiu para que a Escola Parque alcançasse o 2º lugar na nota geral do ENEM em 2024 entre as escolas da Barra e do Recreio, além de estar entre as 5 maiores notas do ENEM entre as escolas da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Serviço:
Gravação de TEDx | Alunos da Escola Parque
Evento: TEDx Escola Parque
Data: amanhã, 23 de agosto
Horário: das 9h00 às 14h00
Local: Teatro Vanutti – Shopping da Gávea, Rio de Janeiro
Sobre a Escola Parque
A Escola Parque é uma instituição educacional construtivista que há 55 anos valoriza o aprendizado em grupo, a criatividade e o pensamento crítico. Ela utiliza a metodologia de problemas e promove a construção da autonomia dos alunos, além de integrar valores éticos, sustentabilidade e preparo para os desafios contemporâneos. A cada 10 anos, a escola realiza seminários estratégicos para revisar seus objetivos e alinhar suas ações com uma visão de mundo atualizada.