Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Alunos da rede municipal têm programação especial remota no feriadão

 

Durante o período de medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19, em que as atividades presenciais e remotas ao vivo ficarão suspensas, os alunos da Rede Municipal de Ensino podem manter a rotina de aprendizagem por meio do aplicativo Rioeduca em Casa e do programa Rioeduca na TV, que seguem oferecendo conteúdo.

Na TV Escola, por exemplo, de 26/3 a 1/4, os estudantes das escolas municipais do Rio têm à disposição uma programação especial do Rioeduca na TV, videoaulas gratuitas produzidas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a Multirio. As aulas são direcionadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Às 10h, é abordado, de forma lúdica, o processo de entrada na vida escolar, a fim de estimular que crianças, pais e professores conversem a respeito. Será para os alunos da Educação Infantil, que irão acompanhar o conto “Voa, João”. Na história, João é um passarinho que vive dentro da casca e, como nunca sai, seus pais, então, levam tudo o que ele precisa, seja comida ou brinquedos. Faz parte das animações da coleção Que Medo!, que aborda diferentes faces do medo infantil.

Já às 14h, os estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) podem assistir um encontro com a escritora Tonia Casarin, autora do livro “Tenho monstros na barriga”. O encontro é em formato de live com a escritora. O objetivo desta ação é trabalhar questões socioemocionais nesse período de distanciamento social e fomentar o processo de aprendizagem de nossos alunos.

Os alunos da Rede Municipal podem acompanhar as aulas do dia, também, pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme), em listas de reprodução organizadas por ano. Estão disponíveis gratuitamente mais de 400 videoaulas.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vai ao ar novamente a reprise das aulas da Educação Infantil e também as aulas do dia para estudantes da Educação de Jovens a Adultos, das 20h às 20h30. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

Programação de videoaulas para revisar
Nesta semana a programação de Rioeduca na TV, videoaulas do ensino remoto da Rede Municipal produzidas pela Secretaria Municipal de Educação e pela MultiRio, traz conteúdos de revisão. Com vídeos para todos os anos de escolaridade – Educação Infantil, 1º ao 9º ano, além de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes vão poder rever aulas e consolidar o aprendizado. As videoaulas vão ao ar na TV Escola, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

Clique aqui e confira os destaques da programação desta semana

Foto: MultiRio

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias