No período de 24 horas, bairro registrou chuva de 264,4 milímetros
O bairro de Anchieta, na zona norte do Rio de Janeiro, foi o mais afetado na cidade pela temporal que atingiu a Região Metropolitana nas últimas 24 horas. De acordo com dados da prefeitura, a chuva na área foi o mais forte desde 1997, com 264,4 milímetros, equivalente a 1 bilhão de litros de água sobre o bairro.
Esse valor representa um aumento de cerca de 40% em comparação à média histórica de janeiro na localidade. Em um único dia, a precipitação foi 138,4% superior à média mensal.
De acordo com o Alerta Rio, uma frente estacionária no oceano ainda segue influenciando o tempo na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Alerta Rio, nesta segunda-feira (15/01), as condições do tempo serão marcadas pelo aumento das temperaturas e instabilidades em médios níveis da atmosfera.
Deste modo, o céu irá variar entre parcialmente e nublado, com previsão de pancadas de chuva rápidas e isoladas no período da tarde. As temperaturas apresentarão elevação, com mínima prevista de 21°C e máxima de 35°C e os ventos estarão fracos, ocasionalmente moderados.
Depois dos temporais deste fim de semana, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais emitiu um alerta de risco muito alto de deslizamento para 18 municípios.
A precipitação intensa que atingiu o Rio provocou uma série de transtornos para a cidade. Segundo o Centro de Operações Rio, o município entrou no estágio 4, o penúltimo da escala, às 2h45 deste domingo (14), devido ao elevado acúmulo de chuva nas últimas 24 horas. De acordo com o COR, diversas ocorrências que impactam a rotina da cidade, principalmente na Zona Norte, estão em andamento.