Índice da FecomercioSP cresce pelo terceiro mês consecutivo, apontando aumento da confiança do Comércio
Outubro marca o terceiro mês seguido de alta do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), que atingiu 110,5 pontos [gráfico 1]. A pesquisa produzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que avalia a confiança do varejista paulistano, indica, neste momento, uma retomada tímida do otimismo, com o ICEC subindo 1,2% em relação a setembro. O Índice de Expansão do Comércio (IEC), por sua vez, cresceu 3,2%, na mesma base de comparação, alcançando 113,5 pontos.
Segundo avaliação da Entidade, o aumento da confiança está atrelado ao desempenho positivo das vendas nos últimos meses — reflexo do mercado de trabalho aquecido e das melhores condições de renda —, e à sazonalidade positiva de fim de ano, melhor período para o setor.
O índice que avalia a perspectiva dos empresários do setor quanto a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas registrou a terceira alta consecutiva e o maior nível de confiança desde dezembro de 2022, atingindo 113,5 pontos em outubro, altas de 3,2%, em relação a setembro, e 4,8%, acima do patamar registrado no mesmo mês do ano passado.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana. O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar de esta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.