Por Alessandro Monteiro
É muito comum os pets mudarem o comportamento quando percebem que seu dono está saindo de casa. Muito companheiros, os bichinhos são apegados e muitas vezes dependentes da sua família humana. Por conta desse comportamento, é possível que seu cão sofra de ansiedade de separação em várias situações.
Ansiedade de separação é uma condição de pânico que se manifesta em comportamentos destrutivos, como arranhar portas e janelas, latir ou uivar constantemente, urinar e defecar pela casa (mesmo em cães treinados), e, em alguns casos, pode resultar no cachorro se machucando sozinho.
Apesar de muitos estudos, ainda não existe uma causa que comprove essa condição, porém muitos cães são sensíveis a mudanças e acabam desenvolvendo um alto grau de ansiedade.
Um dos exercícios sugeridos por especialistas é você se arrumar várias vezes ao dia, por vários dias, dando recompensas conforme você pega as chaves ou coloca sapatos e não sair de casa apesar de toda preparação.
Se você perceber algum tipo de alteração no comportamento do seu pet, é importante procurar um veterinário e buscar soluções que o auxiliem a lidar melhor com isso.