Recentemente, a cantora Claudia Leitte alterou a letra da música “Caranguejo” durante suas apresentações, substituindo a referência a Iemanjá por uma menção a Yeshua, nome hebraico para Jesus. A versão original inclui os versos: “Joga flores no mar. Saudando a rainha Iemanjá”, que Claudia modificou para: “Joga flores. Eu canto meu rei Yeshua”.
Essa mudança gerou críticas, incluindo uma manifestação de Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador. Sem citar diretamente a cantora, Tourinho afirmou: “Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo”.
A cantora Ivete Sangalo interagiu com a publicação de Tourinho, comentando “Sim!” acompanhado de emojis de aplausos, o que foi interpretado por muitos como um apoio à crítica direcionada a Claudia Leitte.
Até o momento, Claudia Leitte não se pronunciou publicamente sobre as críticas recebidas. A alteração na letra da música também suscitou debates sobre intolerância religiosa e apropriação cultural nas redes sociais.