Jornal DR1

Após morte de empresário em Oswaldo Cruz, criminosos usam celular da vítima para extorquir família

O empresário assassinado em Oswaldo Cruz, Silvio Ferreira Ribeiro, de 67 anos, foi vítima de uma tentativa de assalto que terminou em tragédia na Zona Norte do Rio. Momentos após o crime, criminosos usaram o celular do idoso para pedir transferências via Pix a familiares, em uma ação que chocou parentes e amigos.

De acordo com relatos, o empresário foi baleado dentro do próprio carro, um Jeep Renegade branco, durante uma abordagem criminosa na madrugada de sábado (25). Os atiradores fugiram após os disparos, mas outro homem se aproveitou da situação para pegar o celular da vítima e entrar em contato com a família, tentando aplicar um golpe pedindo dinheiro.

Silvio, conhecido como Silvinho entre amigos, foi sepultado na tarde deste domingo (26) no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, na Baixada Fluminense. O velório reuniu dezenas de familiares e amigos que prestaram as últimas homenagens.

“Levaram o carro dele há uns três ou quatro meses. Dessa vez, a gente não sabe como foi a dinâmica do assalto. Também foi em Oswaldo Cruz. A gente não estava presente, então ainda está tudo muito em branco. É muito triste essa violência no Rio, mas temos que seguir”, lamentou a sobrinha da vítima, Maitê Múrcia, em depoimento ao jornal O Dia.

Ela contou que Silvio era muito querido na região e servia de inspiração para a família. “Meu tio era uma pessoa super presente, casado há mais de 30 anos. Foi uma inspiração para mim no trabalho com moda, com fabricação de roupas. Estávamos planejando viajar neste fim de semana para Angra dos Reis. Minha tia está destruída”, desabafou.

O funcionário Wagner Ferreira, que trabalhava há pouco mais de um ano com o empresário, relatou que Silvio chegou a cogitar blindar o carro após um assalto anterior. “Ele era uma pessoa íntegra, prestativa, um patrão excelente. Esses bandidos têm que ser pegos. Ele já havia sido assaltado meses atrás e ficou muito abalado. Chegamos a falar sobre blindar o carro”, afirmou.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento dos disparos. É possível ouvir ao menos dois tiros e, em seguida, ver o veículo do empresário colidindo contra um muro na esquina da rua. Segundo testemunhas, ele perdeu o controle do carro após ser atingido.

Agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados e a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga o caso. Silvio deixa esposa e um filho.

Confira também

Nosso canal