Durante a gestação, os machos são os responsáveis por carregar os filhotes
Em um momento inédito, a equipe técnica do Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, conseguiu registrar o nascimento de mais de 300 filhotes de cavalos-marinhos-de-focinho-longo. O registro da cena viralizou nas redes sociais, chamando atenção para uma reprodução fascinante e rara no mundo animal, uma vez que o macho é o responsável pela gestação.
No vídeo é possível ver a espécie Hippocampus reidi, que vive no aquário, dando à luz a inúmeros filhotes de uma única vez. A gestação desta espécie dura em média um mês, sendo realizada exclusivamente pelo macho.
Cada cavalo-marinho nasce com aproximadamente 2 milímetros. Quando adultos, podem chegar a 17 centímetros e viver entre cinco a sete anos. O animal, que pode ser encontrado na maior parte do litoral brasileiro, possui cabeça alongada e olhos que se movem em direções contrárias ao mesmo tempo. Na fase do nascimento, podem apresentar tonalidade translúcida. Já no período de crescimento ganham tons que variam entre o marrom e o amarelo.
Apesar do nascimento em grande quantidade, a maioria dos filhotes provavelmente não vai sobreviver. Com esse desafio, a equipe do aquário de Balneário informou em nota que concentra esforços para garantir que a maioria dos animais marinhos recém-nascidos tenham a chance de chegar até a fase adulta.
Os cavalos-marinhos que nasceram na terça representam a segunda geração da família criada sob cuidados humanos. Os pais dos filhotes são de origem da Universidade Federal de Santa Catarina.
O parto dos cavalos-marinhos costuma ocorrer de forma rápida, levando apenas alguns segundos, além disso não é possível identificar quando o animal dará à luz, por isso, registrar esse momento é tarefa difícil. Um fato curioso sobre esses animais é que a bolsa incubadora de um cavalo-marinho macho pode conter simultaneamente mais de mil embriões. Ao todo, existem mais de 45 espécies de cavalos-marinhos nas águas costeiras em todo o mundo.