Jornal DR1

Asilo clandestino no Catumbi é flagrado com idosos amarrados e alimentação precária

Foto:Jornal Povo na Rua

Um asilo que funcionava de forma irregular no Rio de Janeiro foi interditado nesta terça-feira (22) após uma operação da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e da Vigilância Sanitária constatar condições precárias e suspeitas de maus-tratos a idosos.

De acordo com os fiscais, o local operava sem autorização e apresentava um cenário de completo abandono: paredes descascadas, forte odor de urina e cadeiras de banho empilhadas. As refeições servidas eram insuficientes e com baixo teor de proteína — o almoço, por exemplo, era composto apenas por moela.

A equipe também descobriu que o espaço utilizava uma licença sanitária indevida, registrada como associação beneficente, embora funcionasse como uma casa de repouso de longa permanência.

Durante a inspeção, alguns idosos relataram não perceber a situação de maus-tratos. Uma das moradoras tentou justificar o fato de uma colega estar amarrada dizendo: “Ela está amarrada para não cair”, segundo os fiscais.

Os responsáveis pelo local não foram encontrados no momento da vistoria. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os crimes de exercício irregular da atividade e exposição de pessoas idosas a risco à saúde e à integridade física.

Os internos foram encaminhados para unidades regulares da rede municipal de acolhimento, e o asilo permanece interditado.

Confira também

Nosso canal