Jornal DR1

Atenção redobrada na estrada também por causa dos animais

Feriados de novembro devem aumentar a circulação de veículos

 

Desde 2017, mais de 16 mil animais silvestres terrestres perderam a vida nas rodovias do Estado do Rio por atropelamento. O levantamento foi realizado pela professora Dra. Cecília Bueno, coordenadora do Núcleo de Estudos de Vertebrados Silvestres da Universidade Veiga de Almeida (UVA), a partir do cruzamento de registros oficiais disponíveis. A especialista alerta ainda que esses números são subdimensionados, uma vez que há poucos estudos e monitoramentos nas estradas fluminenses visando a prevenção da vida animal nas rodovias.
Com os feriados e férias chegando, há grande aumento na circulação de veículos nas estradas fluminenses e mesmo de fora do Rio. Portanto, é importante ressaltar os cuidados que se deve ter na estrada, além da necessidade de avisar as autoridades, caso um animal seja encontrado.
Para se ter ideia, no feriado de 7 de setembro, uma quinta-feira, somente na Ponte Rio-Niterói, o fluxo foi de 741 mil veículos durante os quatro dias de folga. Os próximos feriados de novembro devem procurar um novo aumento da circulação dos automóveis.
A professora Cecília informa que as concessionárias, a Polícia Florestal e os batalhões do Corpo de Bombeiros (193) são as autoridades que devem ser avisadas em caso de se encontrar animais na pista vivos, feridos ou mortos. “É importante fazer o registro para, além de salvar os bichos quando houver oportunidade, mapear esses encontros e, com os mapas, tomarmos as ações preventivas necessárias. Existe um aplicativo recém-criado pela Fundação CEPERJ (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) e disponível nas lojas Play Store e IOS dos celulares, gratuito, chamado RJ é o Bicho. Com este aplicativo, qualquer um pode fazer um registro de animal nas estradas. Recomendo também que todos procurem saber o número dessas autoridades antes de viajar”, frisa a especialista.
Outro ponto salientado pela professora é a importância de se reduzir a velocidade quando passar por alguma passagem de nível para animais e estar com distância segura do veículo da frente para o caso de frenagens rápidas. “Atenção às placas é vital para todos, incluindo os animais”, reforça.

 

Dicas para evitar acidentes com animais

 

– Ligue para a concessionária ou para o 193 em caso de avistar animal na pista

– Reduza a velocidade quando passar por alguma passagem de nível para animais

– Mantenha distância segura do veículo da frente para o caso de frenagens rápidas

– Respeite os limites de velocidade e as placas de sinalização nas vias. Com isso, o risco de atropelar um animal e causar acidentes será muito menor

– Ao avistar animais atravessando a pista, pare seu veículo e aguarde

– Redobre a atenção ao trafegar nessas vias nos horários de crepúsculo, quando os animais são mais ativos

– Diminua a velocidade ao trafegar nas áreas do parque próximas de rios ou cachoeiras, pois os animais são mais frequentes nestes locais

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded