Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Atividade física aumenta sua imunidade

Apesar do momento critico em que vivemos por conta do coronavírus, falaremos sobre um tema muito interessante: a importância da atividade física para o aumento da imunidade. Não só pelo vírus, mas também pelo grande aumento de epidemias, bactérias e de doenças causadas por baixa imunidade, cada vez mais agressivas. 

Já deixando bem claro que a prática de exercícios físicos não será fator determinante para que isso não venha acontecer, mas sim como um suporte para que o organismo se comporte melhor a um eventual contágio. Pois, certamente um sistema imunológico fortalecido proporcionará defesas de maneira mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

 A melhor resposta para o aumento da imunidade vem da prática de exercícios físicos, de forma e carga moderada. Podemos mesmo ver um consenso dos autores de artigos científicos sobre essa intensidade. Tal melhora vem do aumento dos linfócitos, células chamadas de ‘natural killers’. Eles atuam diretamente no sistema inato −conjunto de formas de imunidade que nasce com cada indivíduo −, com a função de destruir células infectadas por vírus ou tumorais  

Contribuindo para a proteção do organismo – onde a atividade física terá um papel primordial – está perda ou manutenção do peso corporal. Isso serve para se obter bons níveis de colesterol e para a diminuição do estresse, já que esse tem sido um dos principais fatores para o surgimento de novas doenças. 

Não existe a melhor modalidade física a ser feita, nem mesmo a mais eficiente. O importante é se exercitar continuamente. E, para que essa prática lhe traga melhores benefícios, faça a que lhe der prazer, mesmo sem sair de casa. 

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias