Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Atividade física para os idosos na quarentena

Foto: Pixabay

Da Redação

O momento pede atenção e cuidado. Diante do isolamento social é normal para quem já fazia exercícios que estes estejam sendo realizados uma ou duas vezes na semana. E para os idosos é durante essa fase que eles devem investir em atividades prazerosas, que movimentem o corpo, espantando o tédio e trazendo diversão.

Então, ficar em casa não é motivo para ficar parado. Os exercícios físicos podem ser realizados em qualquer idade e são uns dos principais provedores de uma vida saudável, assim como os bons hábitos alimentares.

Praticar algum esporte na terceira idade é sinal de preocupação com a saúde, as atividades ajudam a prevenir e combater doenças, como hipertensão, diabetes, varizes, derrames e obesidade. Além disso, existem os benefícios para a saúde emocional, como melhora na qualidade do sono, diminuição do estresse, ansiedade e depressão, e a sensação de bem-estar e relaxamento.

O idoso que está disposto a melhorar o seu condicionamento físico é capaz de praticar atividades básicas da rotina, como cuidar do jardim, limpar a casa e até mesmo levantar da cama sem dificuldades. Eles também têm a sua imunidade fortalecida, além de ajudar na memória, concentração e evitar acidentes que possam ocorrer dentro de casa, como quedas.

Engana-se quem acredita que o esporte na terceira idade é totalmente dispensável. É durante essa fase que a pessoa deve procurar um profissional e não deixar o sedentarismo acontecer. Foi comprovado por estudiosos que o exercício físico feito por volta dos 50 anos de idade ameniza a rigidez arterial e, depois dos 70, reduz o risco de morte em até 70%.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias