Jornal DR1

Ausonia Donato, uma educadora entre a saúde e a pedagogia

Reprodução

Com uma carreira dedicada entre educação e saúde pública, contribuiu para a formação de profissionais e o desenvolvimento de políticas educacionais no Brasil.

Ausonia Favorido Donato é uma educadora brasileira com uma carreira notável nas áreas de educação e saúde pública. Graduou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1968, obteve mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em 1971 e doutorado em Saúde Coletiva pela mesma instituição em 2000. 

Atualmente, Ausonia é diretora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e diretora pedagógica do Colégio Equipe.  Sua atuação destaca-se pela integração entre educação e saúde, com ênfase na educação em saúde, comunicação em saúde e saúde coletiva.

Em sua produção acadêmica, destaca-se o artigo “Algumas ideias sobre a relação educação e comunicação no âmbito da Saúde”, publicado na revista “Saúde e Sociedade” em 2003, no qual discute a articulação entre educação e comunicação no contexto da saúde, utilizando conceitos do linguista russo Mikhail Bakhtin. 

Outro trabalho relevante é “Os preteridos e os preferidos: sinal dos tempos da educação”, publicado na revista “Estudos Avançados” em 2018, onde aborda questões éticas, políticas e pedagógicas no cenário educacional brasileiro, enfatizando a importância da liberdade de ensinar e aprender para a transformação do sujeito. 

Ao longo de sua trajetória, Ausonia Donato tem sido reconhecida por sua dedicação à formação de profissionais de saúde e por suas contribuições significativas para a educação e a saúde pública no Brasil. 

A Câmara Municipal de São Paulo, concedeu um merecido Voto de Júbilo e Congratulações à professora Ausonia Favorido Donato, em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à educação e à saúde pública. A homenagem foi proposta e aprovada pelo plenário da Câmara, destacando o trabalho de Ausonia como educadora e gestora no SUS.

Atualmente, a professora Ausonia atua como Diretora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional no Instituto de Saúde, com uma formação acadêmica, que inclui doutorado em Saúde Pública e dois mestrados (em Educação em Saúde Pública e Psicologia da Educação), Donato possui uma carreira sólida de anos dedicados à educação e à formação de profissionais que atuam na saúde coletiva.

“Este reconhecimento da Câmara Municipal é uma homenagem justa a uma mulher que dedicou sua vida à educação, ao SUS e à busca por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Eliseu Gabriel, autor da proposta.

 A trajetória da professora, é marcada por dedicação e uma visão transformadora da educação e da saúde, e faz dela uma referência para as gerações futuras. Sua contribuição continua a impactar positivamente o SUS, além de inspirar aqueles que, como ela, acreditam que a educação é um pilar fundamental para a construção de um Brasil mais justo e saudável.