Jornal DR1

Bactérias que comem plástico

Não é novidade para ninguém que os detritos plásticos poluem amplamente as águas de nosso planeta, tanto a água doce como os nossos mares. São mais de 12 milhões de toneladas de lixo plástico que chegam por ano em nossos oceanos.  Pesquisadores do mundo todo correm contra o tempo atrás de uma solução para esta “pandemia”, que a cada dia que passa só aumenta. 

Recentemente cientistas analisando 29 lagos europeus descobriram que algumas bactérias destes lagos estavam quebrando os compostos de carbono do plástico para usá-los como alimentos e isto fez com que as sacolas  plásticas analisadas tivessem mais destas bactérias do que os materiais orgânicos encontrado nos lagos como folhas e galhos. O estudo foi publicado na Revista Nature Communications

Nas águas com compostos de carbono de origem plástica, os pesquisadores observaram que as bactérias dobraram de volume com bastante eficiência em 72 horas. Ou seja, a poluição plástica acabou aumentando o apetite das bactérias que passaram a se alimentar deste tipo de material. 

Uma outra descoberta importante neste estudo foi que os lagos com menor concentração  carbono natural, isto é, que tinham uma menor presença de folhas e galhos, por exemplo, removeram mais poluição plástica, uma vez que estas bactérias não tinham outra fonte de alimento em abundância.

Os cientistas já pensam em começar a enriquecer as águas com determinadas bactérias como maneira de remover ou pelo menos reduzir a poluição plástica do meio ambiente de forma a mitigar os seus impactos negativos.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24