Jornal DR1

Baleias à vista! Parque Bondinho Pão de Açúcar inaugura mirante para observação de jubartes

Foto_ Divulgação _ Diário do Rio

Com a chegada das gigantes dos mares à costa fluminense, o Parque Bondinho Pão de Açúcar se transforma em ponto estratégico para quem quer unir contemplação da natureza e educação ambiental. A partir deste mês de julho, cariocas e turistas poderão observar baleias jubarte diretamente do alto do Morro do Pão de Açúcar, em um novo espaço dedicado a essa experiência única.

O Deck Cápsula do Tempo, ponto mais alto do parque e tradicionalmente utilizado por pesquisadores, foi totalmente reformulado para receber o público curioso pelas majestosas visitas. Agora, além da deslumbrante vista da Baía de Guanabara, o mirante oferece uma instalação imersiva sobre as jubartes, com destaque para uma réplica de cauda de baleia com três metros de altura e uma projeção 360º com imagens captadas pelo Projeto Baleia Jubarte — um dos mais importantes programas de conservação marinha do país.

A iniciativa marca o início oficial da temporada de baleias no Rio, que vai de junho a outubro. Nesse período, as jubartes migram das águas geladas do sul do continente para o litoral brasileiro, onde se reproduzem em águas mais quentes. O fenômeno pode ser visto com frequência ao longo da costa, com saltos e esguichos que encantam adultos e crianças.

O lançamento da nova atração aconteceu no último dia 24, com um café da manhã para convidados e autoridades ambientais. Dois dias depois, uma expedição marítima reuniu pesquisadores para acompanhar os primeiros grupos da espécie avistados neste ano nas imediações do Rio.

“Queremos que os nossos visitantes, de todas as idades, se encantem, aprendam e se inspirem com essa experiência. As jubartes representam não apenas um espetáculo natural, mas uma conquista de ações efetivas de preservação”, destaca Gustavo Maciel, gerente geral do Parque Bondinho.

A proposta vai além da observação. A ideia é gerar conscientização sobre a importância da vida marinha e o impacto da ação humana nos oceanos. Para isso, o Parque conta com o suporte do Projeto Baleia Jubarte, que há mais de 35 anos trabalha na recuperação da espécie no Brasil. Suas ações combinam ciência, educação e mobilização social, o que permitiu que a população de jubartes no país saltasse de apenas 2 mil indivíduos nas décadas passadas para cerca de 25 mil nos últimos anos.

Além da nova experiência, os visitantes podem aproveitar os tradicionais passeios de bondinho e vistas espetaculares do Rio de Janeiro. Para quem quiser garantir lugar na temporada das baleias, o ideal é comprar ingresso com antecedência. O parque funciona todos os dias, com horários estendidos nos fins de semana, e conta com diferentes modalidades de bilhetes, incluindo opções promocionais para moradores do estado.

SERVIÇO

Parque Bondinho Pão de Açúcar

Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro

Seg. a qui.: 9h às 20h (última entrada: 18h30)

Sex. a dom.: 8h30 às 20h30 (última entrada: 19h)

Informações e vendas: www.parquebondinho.com.br 

Confira também

Nosso canal