Jornal DR1

Bancos deixam de oferecer transferências via DOC a partir desta segunda

Medida foi tomada devido à baixa adesão ao método de transação

As transações por meio de DOC (Documento de Ordem de Crédito), uma das formas mais antigas de pagamento bancário, estão prestes a ser extintas. A partir das 22h desta segunda-feira (15), as instituições vinculadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que fornecem esse serviço encerrarão a capacidade de realizar transações bancárias por meio do DOC.

A medida afeta tanto pessoas físicas como jurídicas. Segundo a Febraban, a extinção definitiva do sistema está marcada para o dia 29 de fevereiro. Ou seja, os bancos tem até essa data para processarem todas as transferências já programadas.

Além do DOC, as instituições também não passarão mais a oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC). Essa operação bancária é realizada exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários. Tanto no DOC quanto na TEC, o valor máximo permitido das transações é de até R$ 4.999,99.

O diretor-adjunto da Febraban, Walter Faria justificou a extinção do DOC com o fato do meio bancário cair em desuso. Segundo ele, com o surgimento de maneiras mais rápidas e gratuitas de transferência como o Pix, o DOC deixou de ser utilizado.

De acordo com um levantamento feito pela Febraban, as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. A transação via DOC figura o último lugar de uma lista de 7 dos principais meios de transferência, ficando atrás até mesmo do cheque.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24