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Bangu recebe Sarau Literário

Divulgação

Evento promovido pela Seeduc-RJ será realizado na segunda-feira, 17 de novembro, entre 10h e 14h30, no estacionamento do Bangu Shopping, com a participação de escolas do Rio de Janeiro, Itaguaí e Seropédica

Estão previstas mais de 30 atrações, entre teatro, declamações, dança, exposições e oficinas, e um público de 300 pessoas

Nesta segunda-feira, 17 de novembro, a partir das 10 horas, o estacionamento do Bangu Shopping será palco de uma celebração da literatura e das artes, protagonizada por alunos da rede pública de ensino. O Sarau Literário, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), reunirá cerca de 300 estudantes, professores e diretores da Diretoria Regional Metropolitana IV, que abrange a região de Campo Grande, no Rio de Janeiro e os municípios de Itaguaí Seropédica em uma programação no Bangú Shopping. 

O evento, aberto ao público, contará com um espaço de leitura e distribuição gratuita de livros. Entre os destaques, o Colégio Estadual Missionário Mario Way apresenta “Ler e cantar a vida dentro da nossa identidade”, com coral formado por 20 alunos que interpretarão canções sobre autoconhecimento e pertencimento. O Centro Integrado Aspirante Francisco Mega apresenta a peça “Com quantas asas se faz um cachorro?”, que reflete sobre liberdade e potencial humano, obra entregue neste ano letivo aos estudantes. 

“O Sarau Literário é mais do que uma celebração cultural, é uma demonstração do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas escolas para que o livro ocupe um lugar central no processo de aprendizagem. Quando os estudantes têm a oportunidade de transformar a leitura em expressão artística, como poesia, teatro ou dança, eles constroem sentidos, desenvolvem a criatividade e se reconhecem como sujeitos ativos na descoberta do mundo”, explica a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu.

A iniciativa

O Sarau Literário ocorre em todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ e, após uma pausa por conta da preparação e realização das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), está sendo retomado neste mês de novembro. Ao todo, mais de 4 mil pessoas participaram dos eventos realizados em Niterói (Baixadas Litorâneas), Volta Redonda (Sul Fluminense), Natividade (Noroeste Fluminense), Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), Vassouras (Centro-Sul), Nova Friburgo (Serrana II), Duque de Caxias (Metropolitana V), Petrópolis (Serrana I), São Gonçalo (Metropolitana II) e Engenho de Dentro (Metropolitana III). 

As próximas edições ocorrem em Nova Iguaçu, no dia 19 de novembro, e, no dia 26 de novembro, haverá um grande encerramento no Parque Garota de Ipanema. 

De acordo com a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, os saraus levam a literatura para além dos muros da escola, envolvendo não apenas estudantes e professores, mas também famílias e a população da cidade. “A cada nova apresentação, percebemos como esse trabalho vai ganhando forma com a identidade dos projetos desenvolvidos nas escolas. Acreditamos que, ao chegar no fim do ano, teremos consolidado uma trajetória ainda mais sólida em torno da leitura”, destaca.

Distribuição de livros

O Sarau Literário integra o Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, voltado à recomposição das aprendizagens. Os eventos dão protagonismo aos projetos desenvolvidos em sala de aula para estimular a leitura, habilidade reconhecida como ponto de partida para o desenvolvimento de competências essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação. 

No contexto da recomposição das aprendizagens, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, distribuída às escolas da rede estadual, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida — que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio. 

As obras disponibilizadas aos estudantes neste ano letivo foram “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi – minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”, que contribuem com as competências listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

“Esses textos foram cuidadosamente selecionados para despertar o interesse dos estudantes. A leitura é o motor para o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão criativa, contribuindo de forma significativa para a retomada e o fortalecimento das aprendizagens nas escolas públicas”, afirma Malu Carvalho, especialista em leitura do Grupo Eureka.

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