Jornal DR1

Benedito José Tobias, o artista que deu rosto à população negra no Brasil

Acervo do Museu Afro Brasil (MAB)

Pintor paulista que eternizou personagens que não eram vistos na arte brasileira do século 20Benedito José Tobias, nascido em 1894, em São Paulo, foi um pintor, desenhista e aquarelista em um período em que poucos artistas negros conseguiam espaço no circuito artístico brasileiro. Sendo filho de uma família humilde, iniciou sua produção nas décadas de 1930 e 1940, construindo uma carreira marcada pela sensibilidade e pela força expressiva de suas obras.Tobias participou de várias edições do Salão Paulista de Belas Artes, recebendo prêmios como o da Prefeitura de São Paulo (1935, 1954, 1958), o Valentim de Amaral (1961) e o Ilde Brande Dinis (1962). Em 1958, entrou para a Comissão Organizadora do evento e, em 1960, foi homenageado com a Medalha Cultura Comemorativa do Jubileu de Prata.Olhar para as obras de José TobiasO traço marcante de Tobias era como retratava homens e mulheres negros. Seus quadros captam expressões, marcas e gestos com uma profundidade que vai além da aparência física, revelando a história e a dignidade dos retratados. Ele também produziu paisagens, naturezas-mortas e cenas urbanas paulistanas, como a obra Gigantes e Pigmeus, hoje no acervo da Pinacoteca de São Paulo, que fala sobre as desigualdades sociais.Entre suas obras mais conhecidas estão Porta da Policlínica (Museu Afro Brasil), Homem com Chapéu (MASP) e Irmãos de Leite (1960, MASP). Seu estilo é descrito por especialistas como carregado de “tensão expressionista”, uma marca de sua intensidade emocional na pintura.Legado e inspiração O pintor faleceu em 1963, deixando um acervo importante, mas que permaneceu pouco conhecido por décadas. Somente nos anos 2000, com iniciativas como a exposição Negros Pintores, do Museu Afro Brasil, sua obra começou a receber maior atenção e reconhecimento histórico.Atualmente, ele é lembrado como um dos primeiros artistas negros a alcançar projeção no cenário artístico paulista, não apenas pela qualidade técnica, mas pelo papel de resistência e afirmação da identidade negra através da arte. Seu trabalho permanece como referência para novas gerações, tanto no campo estético quanto na luta por visibilidade cultural.

Confira também

Nosso canal