A Biblioteca Euclides da Cunha sediou a exposição Esperanto na Arte, do artista plástico Renaud Hetmanek. O jornal DR1 esteve presente na belíssima exposição e conheceu um pouco sobre a língua Esperanto, além das obras artísticas do artista plástico.
A exposição esteve presente na Biblioteca desde 2016, e neste ano se despediu do local. O artista plástico Renaud Hetmanek explicou sobre a sua exposição.
“O esperanto é uma língua que pretende ser a segunda maior de cada país, que visa um relacionamento maior entre os povos. Então, é um idioma muito fácil, contém 16 regras sem exceção. E fiz essa exposição com o objetivo de divulgar mais o esperanto. Sou artista que gosta da arte e de divulgar os artistas, porque sei a dificuldade que é sobreviver da arte”, contou.
“Muitas pessoas se deixaram abater com a pandemia, e agora pela guerra, então estou transmitindo a esperança através do esperanto. E com objetivo de tornar o esperanto, um idioma onde falaremos no futuro nos relacionando fraternalmente”, disse o artista plástico Renaud Hetmanek.
A exposição também contou com uma sala audiovisual chamada exposição vulkano, que também está disponível no Youtube.
“O vulcão transmite a sensação de vida, quando ele explode, minerais são liberados. E imaginei que ele pudesse germinar o esperanto para todo mundo, então a ideia foi com que as pessoas notassem os quadros. Assim como, o áudio que toca na rádio, orientando o observador a cada frase que é colocada em cada quadro. Então, a ideia desse audiovisual é divulgar ainda mais a língua esperanto”, explicou o artista plástico.
A presidente da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) Dr Vera Gonzalez esteve presente na exposição.
“A arte tem sua importância total, sem a arte o mundo não existe. Ela é o bálsamo e a mola impulsora das nossas criações, devaneios e até realizações dos sonhos. Nós temos nessa exposição o nosso querido amigo Renaud, que tem um programa de rádio há 19 anos onde divulga os artistas. Renaud e eu nos conhecemos quando ele divulgou a minha arte, e hoje, estou aqui aplaudindo a sua exposição. Essa exposição tem uma qualidade incrível, assim como, à qualidade técnica das obras que ele apresenta. Merece aplausos de pé”, afirmou a presidente da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA), Dr. Vera Gonzalez.
Vale ressaltar que, o artista está oferecendo o curso de Esperanto na Academia Brasileira de Belas Artes, localizada na Rua Capitão Barbosa, Ilha do Governador. Caso deseja realizar o curso, o interessado pode entrar em contato através do número (21) 99379-0954. Assim como, através do email (acadbrasbelasartrj@gmail.com).