Jornal DR1

Bichos de Rua 021: Acolhendo animais de rua com amor e dedicação

 

Abrigo localizado em Santo Cristo acolhe cães e gatos de rua e incentiva apadrinhamento dos bichos.

Ter um bichinho de estimação como um gato ou um cachorro é muito bom, mas não é uma tarefa fácil de se cuidar. Infelizmente, muitos animais são abandonados na rua, onde ficam expostos a perigos e a doenças. Muitas pessoas querem um animalzinho em casa, mas não tem a real noção da responsabilidade que é criar e cuidar de um. Então, acaba abandonado na rua ou dando a um abrigo.

Como no caso do abrigo Bichos de Rua 021, que funciona em Santo Cristo, no Centro do Rio. Fundado por volta de 2017, o abrigo é na verdade uma vila de casas, onde moram seus fundadores: Mônica Maio e seus filhos Raphael e Amanda. A ideia do abrigo começou com Mônica, ao trazer para casa um gatinho abandonado para casa, que recebeu o nome de Bon Jovi. Assim, a família passou a abrigar gatos e cachorros que são abandonados nas ruas ou entregues por tutores que não tem condição de cuidar deles.

Além de dar casa e comida, o abrigo também presta assistência médica e alguns cuidados, oferecidos por Amanda, que atualmente está terminando a faculdade de veterinária para cuidar ainda melhor dos bichos. A família Maio custeia a maior parte dos recursos do próprio bolso, mas recebe doações, tanto monetárias quanto de rações para os bichos e remédios, além de buscar parcerias com veterinários para castrar os animais, aplicar vacinas e outros procedimentos veterinários.

Importante dizer que a Bichos de Rua 021 não é um ONG, pelo menos, por enquanto. Mas a assistência que presta aos animais de rua é essencial. Atualmente, o espaço abriga cerca de 40 cachorros e mais de 40 gatos. Raphael se encarrega de cuidar mais dos bichanos e Amanda dos cachorros. O abrigo incentiva adoção desses animais e os irmãos Maia tem o cuidado de entrevistar cada candidato a tutor para que o gato ou cachorro tenham um lar adequado e cheio de carinho.

Todavia, segundo Raphael, há mais pessoas deixando animais no abrigo do que os adotando. Mas para aquelas pessoas que não tem condição de adotar um animalzinho, é possível “apadrinhar” um bicho, através de doações e enviando alimentos para ele.

Bichos de Rua 021 funciona na Rua Nabuco de Freitas, nº6, Santo Cristo. Através do Instagram @bichosderua021, você pode conhecer melhor o abrigo e ter acesso aos links para se fazer as doações. No momento, o que mais o abrigo precisa é de ração para os gatinhos e alguns remédios como Revolution e colírios. 

Não deixe de ajudar! Doando um saco de ração ou apadrinhando um cachorrinho ou gatinho, já está fazendo sua parte!

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24