O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio (CBMERJ) e a organização sem fins lucrativos RioSolidario se uniram em uma companha de combate à fome, situação que foi agravada pela pandemia da Covid-19 em todo o mundo. O Casarão Vermelho da corporação e os quartéis que estão abertos par a vacinação contra a Covid-19 estão recebendo doações de alimentos não perecíveis e os itens serão distribuídos para entidades beneficentes cadastradas junto à ONG.
A falta de trabalho, emprego e renda estão gerando uma crise social sem precedentes. No Rio, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 1,7 milhão de pessoas vivem na pobreza e muita gente vem passando fome. Em todo o Brasil, são 19 milhões de brasileiros em situação de fome, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). A comparação com 2018 (10,3 milhões) revela que são 9 milhões de pessoas a mais nessa condição.
Os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar em Contexto de Covid revelam que 55,2% da população brasileira sofrem alguma ameaça ao direito aos alimentos. A situação mais severa atinge a mesma parcela vítima da extrema pobreza, principalmente mulheres chefes de família, pretas ou pardas, com baixa escolaridade e trabalho informal.
“O RioSolidario está a todo vapor articulando e mobilizando a solidariedade com a Locomotiva do Bem. O objetivo é apoiar pessoas em situação de fragilidade social. Não podemos parar enquanto a fome não acabar! Não temos tempo a perder, e só com união vamos vencer este momento mais desafiador na vida de todos nós”, disse Analine Castro, presidente de honra do RioSolidario e primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro.
Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, a iniciativa está alinhada com a missão da corporação de salvar vidas. “O Corpo de Bombeiros atua, todos os dias, para ajudar e apoiar a sociedade. Nosso ofício é pautado na compaixão, em amparar quem precisa, em agir em benefício do próximo. Estamos de portas abertas para receber as doações e, mais uma vez, cooperar”, afirmou.
Confira os endereços para doação dos alimentos:
Quartel Central
Praça da República, 45, Centro do Rio.
Quartel do Humaitá (1º GBM)
Rua Humaitá 126 – Humaitá, Rio.
Quartel de Copacabana (17º GBM)
Rua Xavier da Silveira, 120 – Copacabana, Rio.
Grupamento de Busca e Salvamento (GBS)
Av. Ayrton Senna 2001 – Barra da Tijuca, Rio.