Jornal DR1

Brasil bate mil mortes por dengue em 2022

É a primeira vez que o país ultrapassa essa barreira

O ano de 2022 é marcado por recordes negativos no que tange ao combate à dengue. No ano passado o Brasil além de bater o recorde da série histórica de mortes pela doença, pela primeira vez na história ultrapassou a marca de mil mortes no intervalo de 12 meses.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram 1.016 vítimas da doença, 313% a mais que as 246 registradas no ano anterior, e 3% superior às 986 em 2015, ano mais letal até então. Outras 109 mortes ainda estão em análise, podendo elevar ainda mais a estatística.

Em relação aos casos, foram 1,45 milhões de diagnósticos realizados no ano passado, número 162,5% maior que o total de contaminações de 2021. Na comparação com o registrado em 2019, último ano antes da pandemia, o total foi 6,2% menor – indicando que 2022 foi um ano com maior letalidade da doença.

Os estados com mais mortes por dengue em 2022 foram São Paulo (282), Goiás (162), Paraná (109), Santa Catarina (88) e Rio Grande do Sul (66). Outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, a zika e a chikungunya, também apresentaram crescimento de 24% e 78,9%, respectivamente, no número de casos em comparação com 2021.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a disseminação da dengue é evitar locais em que o mosquito Aedes Aegypti possa depositar seus ovos, para isso as ações que devemos tomar são: Virar garrafas com a boca para baixo; Colocar terra nos pratos das plantas; Guardar pneus abrigados da chuva, pois são o ambiente perfeito para o desenvolvimento de mosquitos; Cobrir sempre a caixa d’água; Manter o quintal sem poça de água parada; Cobrir as piscinas; Não deixar entulhos no quintal; Solicitar a limpeza de terrenos baldios na prefeitura do município; Limpar regularmente calhas etc.

Transmissão

O vírus da dengue em suas variações só é transmitido através da picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti.

Sendo assim, caso você tenha amigos, familiares ou colegas de trabalho com a doença, não precisa se preocupar, sendo que é raro que pessoas da mesma família ou ambiente de trabalho contraiam a doença em simultâneo.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded