O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou do evento “Rumos 2025”, realizado pelo Valor Econômico, nesta segunda-feira, 24 de março. Durante sua participação, ele abordou temas como o comércio exterior, investimentos verdes em desenvolvimento sustentável, segurança pública e tributação.
Ao destacar as oportunidades para o Brasil no contexto geopolítico atual e a relação com os Estados Unidos, Alckmin ressaltou que o vínculo entre os dois países têm mais de 200 anos. O presidente em exercício também defendeu um modelo de negociação que permita maior reciprocidade entre os países.
“São negociações que estão ocorrendo e nós defendemos o ganha-ganha. A gente deve aproveitar as oportunidades para poder ter mais comércio exterior — e melhorar o nosso comércio exterior. Os Estados Unidos também são importantes para o Brasil, porque são o país para quem a gente vende mais produtos de valor agregado: avião, automóvel, equipamentos. Então, o nosso empenho é avançar nas negociações”, apontou.
COMÉRCIO EXTERIOR — Geraldo Alckmin reforçou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e que a prioridade é defender o multilateralismo. Ele também destacou que uma das razões para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão é avançar na discussão sobre o comércio exterior.
“Os Estados Unidos e a China são grandes parceiros do Brasil. A China é o maior comprador do Brasil, é para quem a gente mais exporta, e os Estados Unidos, o maior investidor no Brasil. Nós temos mais de 3 mil empresas americanas no Brasil, então a nossa disposição é de defender o multilateralismo, o livre comércio. Nós podemos avançar, essa é a disposição brasileira”, afirmou o presidente em exercício.
Alckmin frisou que é necessário fortalecer ainda mais o Mercosul e a importância do acordo comercial recentemente fechado com a União Europeia. “O comércio exterior é fundamental. Nós no MDIC estamos trabalhando uma indústria mais inovadora, uma indústria mais sustentável, uma indústria mais competitiva e uma indústria mais exportadora. Então é conquistar mercado, essa é a nossa tarefa”, argumentou.
CONQUISTAS — Alckmin citou os avanços conquistados nesta gestão até o momento, como a aprovação da Reforma Tributária, o fortalecimento do SUS e mais investimentos na educação. “Temos um resultado muito positivo: cresceu o emprego na indústria, está na vanguarda da inovação, paga salários melhores, melhorou a inovação, melhorou a sustentabilidade, a educação, passou a valorizar creche, escola de tempo integral, não deixar o aluno abandonar o ensino médio com o Pé-de-Meia. Voltou o SUS, com os programas de vacinação”, disse Alckmin.
Também ressaltou o Projeto de Lei para garantir a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e o Crédito do Trabalhador. Para Alckmin, essas são decisões justas que estimulam o desenvolvimento econômico do país.