Jornal DR1

Brasileiro com muito orgulho: De Minas para o mundo, Gabrielzinho, exemplo a ser seguido

Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho, é um nadador paralímpico brasileiro que se destacou no cenário internacional pela sua determinação e talento.

Mineiro de Santa Luzia, o paratleta nasceu com focomelia, condição rara que causa membros encurtados. Ingressou no esporte ainda na escola, onde o professor de educação física, Aguilar Freitas, certa vez lhe perguntou se ele sabia nadar e inscreveu o garoto em uma competição escolar sem que ele ou sua mãe soubessem.

Gabriel compareceu na competição e ganhou três medalhas de ouro, desde então ele não parou mais de nadar.

Ele compete na classe S2, destinada a atletas com limitações físicas severas. Nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, Gabrielzinho conquistou duas medalhas de ouro (50m livre e 100m livre), uma de prata (200m livre) e dois bronzes (50m costas e 50m borboleta), tendo batido os recordes brasileiros nas provas de 50m e 100m livres, além de bater seu próprio recorde mundial nos 50m borboleta

Em sua participação nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, conquistou a medalha de prata na prova de 100 metros costas na classe S2, tendo sido a primeira medalha do país na edição, ele também ficou por duas vezes no lugar mais alto do pódio, com as medalhas de ouro nos 50m livre e nos 200m livre.

Já nas Paralímpiadas de Paris, em 2024, Gabrielzinho voltou a se destacar e dar show, ele conquistou o bicampeonato paralímpico na prova dos 200m livre e outros dois ouros, nas provas dos 50 e 100m costas.

Gabrielzinho também é dono de seis medalhas de ouros em campeonatos mundiais da classe S2. Em 2022 no torneio disputado na Ilha da Madeira em Portugal, o brasileiro foi medalhista de ouro nos 50 e nos 100m costas e nos 200m livre. Tendo repetido exatamente os mesmos resultados no Mundial de 2023, na cidade de Manchester na Inglaterra.

Além de suas conquistas na piscina, Gabrielzinho se destaca também pelo seu carisma e humildade, sendo um exemplo não só para outros atletas, mas para todos que enfrentam dificuldades e lutam por seus sonhos.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 19 NOV 24