Jornal DR1

Brasileiro com muito Orgulho: Dom Orani Tempesta: um exemplo de fé e solidariedade

Dom Orani João Tempesta nasceu em São José do Rio Pardo, em 23 de junho de 1950. É um monge cisterciense e cardeal brasileiro, décimo oitavo bispo do Rio de Janeiro, sendo seu sétimo arcebispo e sexto cardeal. Foi também o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arcebispo de Belém do Pará.

Dom Orani é o último dos nove filhos do imigrante italiano Achille Tempesta e da brasileira Maria Bárbara de Oliveira.

Ingressou na Ordem Cisterciense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, no dia 20 de janeiro de 1968, iniciando seu noviciado no dia 1 de fevereiro de 1968, tendo emitido seus primeiros votos no dia 2 de fevereiro de 1969.

Realizou seus estudos eclesiásticos em São Paulo, na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento, de 1969 a 1970, e no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos.

No dia 2 de fevereiro de 1972 fez sua profissão solene na ordem. Sua ordenação presbiteral foi em 7 de dezembro de 1974, aos 24 anos, pelas mãos de Dom Tomás Vaquero, na Matriz de São Roque, em São José do Rio Pardo.

Foi vice-prior do Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo no período de 1974 a 1984, quando foi nomeado prior pelo Capítulo da Congregação em Roma, tendo permanecido até sua elevação a abade, em 1996.

Em 26 de fevereiro de 1997 o Papa João Paulo II o designou para ser o terceiro bispo de São José do Rio Preto, aos 46 anos.

Recebeu a ordenação episcopal, em 25 de abril de 1997, pelas mãos de Dom José de Aquino Pereira, bispo de São José do Rio Preto, Dom Dadeus Grings, então bispo de São João da Boa Vista e Dom Luís Gonzaga Bergonzini, bispo da Diocese de Guarulhos.

Em 13 de outubro de 2004, foi nomeado Arcebispo de Belém, no Estado do Pará, onde tomou posse solenemente durante missa campal em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Graça, situada à Praça Frei Caetano Brandão em 8 de dezembro de 2004, na Solenidade da Imaculada Conceição.

Especialista em comunicação, foi o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB, por dois mandatos consecutivos, de maio de 2003 até maio de 2011. Participou da Conferência de Aparecida em 2007, como membro delegado pela CNBB.

Em 27 de fevereiro de 2009, foi nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro, sendo empossado em 19 de abril de 2009, na Catedral de São Sebastião. Recebeu o pálio das mãos do Papa Bento XVI, no dia 29 de junho de 2009.

Durante sua prelazia, foi o anfitrião do Papa Francisco durante a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Em 22 de fevereiro de 2014, foi elevado ao cardinalato pelo Papa Francisco, no Consistório de 2014, na Basílica de São Pedro, recebendo o título de Cardeal-presbítero de Santa Maria Mãe da Providencia no Monte Verde, somando com mais seis brasileiros no Colégio Cardinalício.

Orani participa do Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania”, realizado em parceria entre MPT e Caritas-RJ, através do Programa de Atendimento a Resgatados do Trabalho Escravo (Parte). A iniciativa oferece apoio a pessoas resgatadas, qualificação, ajuda com a entrega de cestas básicas a populações vulneráveis, além de contar com um setor encarregado de difundir informações sobre o tema para conscientização da sociedade. Desde 2014, quando o projeto foi idealizado, 639 pessoas foram atendidas até então.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded