Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Caçador de Histórias

 

Artista carioca desenvolve projeto que tem o objetivo de encontrar histórias de imigrantes e povos originários do Brasil


Com desejo de contar as diversas histórias do Brasil, o artista morador de Vila Isabel, Elton Pinheiro, desenvolveu um projeto para registrar contos, fábulas e vivências de brasileiros. O projeto chamado ‘Pé de Lendas – Árvore do Brasil’, visa criar um documentário com relatos onde apresenta diversas personalidades contando suas histórias e as histórias de suas famílias. Nesta narrativa podemos conhecer como essas famílias chegaram ao Brasil e a importância deste país para cada um deles. 

“O documentário tem o propósito de mostrar a diversidade do Brasil. Assim a gente pode conhecer a história de um país por diversos ângulos, muito além das histórias registradas pelos colonizadores.” – Segundo Elton Pinheiro.

Em 2022 o Brasil completou 200 anos de independência e este fato também motivou o artista a criar seu documentário “Em 200 anos de independência, só é mostrado na história de como apenas um grupo construiu este país. Porém este país foi construído a muitas mãos! Talvez sejamos o país mais miscigenado do mundo, são diversas nações que formam o Brasil. Então, nos tempos atuais, não dá mais para contar a história do Brasil por apenas um ponto de vista” – conta Elton Pinheiro. 

O documentário busca resgatar memórias afetivas e divertidas da população, como brincadeiras de infância, contos, cantigas e até mesmo receitas de quitutes irresistíveis que passaram de geração a geração. Esses registros tentam traçar uma aproximação entre os brasileiros entrevistados e descobrir quantos “Brasis” podemos ter em um único país.  

O mini-doc, que em breve ficará disponível de forma gratuita nos canais do YouTube do projeto Pé de Lendas e da produtora ZZ3, traz à tona uma visão de Brasil pouco falada, a de um país que nasceu pelas mãos de muitos, como povos originários do Brasil, e asiáticos, africanos, europeus e outros mais. Uma diversidade de histórias que o documentário tem o propósito de exibir. São brasileiros que são filhos desta terra, mas também são filhos de outras terras e culturas. 

Os alunos da rede pública poderão ver em primeira mão o mini-doc, que será exibido em diversas escolas do Rio.

Além do documentário, o projeto ainda visa levar para as escolas públicas apresentações de contação de histórias, a partir das histórias registradas no projeto e oficinas.

O projeto foi contemplado no edital Retomada Cultural II, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a produção e realização é da ZZ3 Produções.


Para conhecer mais do projeto, acesse os canais:
site: 
pedelendas.com.br/ Instagram: @zz3producao

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho