Jornal DR1

Cães de terapia alegram crianças internadas no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói

Visitas fazem parte de uma parceria entre o Pêlo Próximo e o setor de Humanização do Hospital Antônio Pedro

Os cães de terapia Tyrion e Nutella , que fazem parte da equipe do Pêlo Próximo, fizeram  a alegria das crianças internadas na pediatria do Hospital Antônio Pedro, em Niterói. A visita especial  trouxe muita diversão e animação para os pequenos pacientes.

Durante a atividade, as crianças puderam interagir com os pets, realizando brincadeiras e atividades divertidas. Elas também tiveram a oportunidade de participar da atividade “Doutores Mirins”, onde puderam examinar e cuidar dos animais, simulando o trabalho dos profissionais de saúde.

Esse tipo de iniciativa busca não apenas entreter as crianças, mas também apoiar os profissionais de saúde no momento da aplicação de medicamentos e outros procedimentos, ajudando a acalmar e distrair os pequenos pacientes.

A interação com o animal pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, e a aumentar a sensação de bem-estar. A presença do cão pode ajudar as crianças a se tornarem mais sociáveis e a se integrarem à equipe médica.Também  pode ajudar a diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol. A presença do animal pode ajudar a melhorar o sistema imunológico. Além disso, a interação com o cão pode ajudar as crianças a se lembrarem de casa durante o processo de hospitalização.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma metodologia já bastante utilizada no suporte ao tratamento de pacientes dos mais diversos quadros, desde a oncologia até transtornos psicológicos, por exemplo. Quando ela é realizada por cachorros, se configura como terapia assistida por cães.

É uma forma de apoio, principalmente em situações de hospitalização, em que o paciente precisa ficar afastado da sua rotina. Assim, a interação com o animal propicia resgatar sensações como o afeto, a alegria e o bem-estar.

Diversos animais já atuaram como parte da terapia assistida, entre eles o gato, o cachorro e até o cavalo. O cão, na verdade, é um recurso terapêutico. Então, ele vai poder ser utilizado dentro de vários contextos. Cada profissional da área da saúde vai acabar colocando o cachorro de um jeito e de uma forma dentro do seu processo de reabilitação, seja ela física, seja emocional.

As visitas fazem parte de uma parceria entre o Projeto Pêlo Próximo e o Setor de Humanização do Hospital Antônio Pedro. Esse é o segundo atendimento dos cães na pediatria da unidade e  tem sido muito bem recebido pelas crianças, que podem desfrutar de momentos especiais de alegria e diversão durante sua estadia no hospital.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - INSPIRA AÇÃO - 10 JAN 25