Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Câmara aprova projeto de pulseira com código QR para identificar cidadãos com doenças mentais

O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) é um dos autores do Projeto de Lei nº 1409/2022, que foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Vereadores e vai à sanção ou não do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A matéria aprovada se baseia nas pesquisas realizadas pela Alzheimer’s Disease International, de maneira que o maior interesse é preservar as pessoas que tenham problemas mentais e, consequentemente, possam se perder nas ruas, por exemplo, e preocupar seus responsáveis, que podem ser a família ou alguma entidade que trata desse público e pacientes, que, de acordo com o parlamentar, merece toda a atenção, os cuidados necessários e respeito da sociedade.

“O projeto aprovado visa identificar e dar segurança às pessoas com doenças mentais e garantir melhor o desempenho em suas atividades rotineiras. Estima-se que, em pouco menos de 40 anos, o mundo terá três vezes mais pessoas com doenças causadoras de demência. Além disso, a Organização Mundial da Saúde afirma que a população mundial com mais de 60 anos será de 2 bilhões até 2050. Desta forma, é de grande relevância que se tome medidas a fim de se proporcionar segurança e bem-estar a esta parcela da população” — diz João Mendes.

O parlamentar destacou ainda que o projeto aprovado é semelhante a diversos projetos espalhados em outros países como Espanha, Portugal e Japão. Por sua vez, a pulseira com QRCode é indicada para o uso de idoso e portadores de patologias mentais, podendo a Secretaria da Saúde inserir neste rol sugestivo outras doenças que entender ser pertinente, podendo a pulseira também ser requisitada pelo próprio enfermo, pela família ou mesmo indicada pelo médico que diagnosticou o paciente.

Informações pessoais — No QRCode será inserido informações básicas do paciente, a exemplo de nome completo, alergias, tipo sanguíneo, medicamentos utilizados, ficha médica recente, telefone do responsável e outras informações que a Secretaria de Saúde entender necessária para a realização de um eventual atendimento de urgência ou emergência.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20