No dia 24, horário local, um lote de suprimentos térmicos e brinquedos infantis foram doados ao estado do Rio Grande do Sul, afetado pelas fortes enchentes, no sul do Brasil, por meio da Secretária Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e pela Obra Social Rio Solidário.
O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil. O clima tem esfriado gradativamente desde o início do inverno, mas um grande número de pessoas afetadas pelas enchentes ainda estão desabrigadas. Por isso, os materiais doados pela Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China desta vez foram toucas, luvas, meias, colchonete dobrável e outros itens quentes. Além disso, um lote de brinquedos foram doados para crianças na área do desastre. Secretária Danielle Barros da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, agradeceu à Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China pela doação. Ela disse que esta não foi a primeira vez que chineses estrangeiros doaram para pessoas atingidas por desastres no Brasil. a generosidade assistência dos chineses ultramarinos ao povo brasileiro. Comovido, o governo do estado com certeza enviará esse lote de suprimentos para os locais onde são mais necessários o mais rápido possível.
Shangguan Jianfeng, presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China diz que os povos da China e do Brasil são amigáveis há gerações. Os chineses estrangeiros que vivem no Brasil consideram o Brasil como sua segunda cidade natal. Também espero fazer algo prático. Espero que estas doações ajudem. Estes suprimentos transmitem o carinho dos chineses, povo estrangeiro, às pessoas na área do desastre em tempo hábil, permitindo-lhes passar o inverno com segurança. Wang Weiyu, Vice-Cônsul geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, que participou da cerimônia de doação, disse que China e Brasil são bons parceiros e bons irmãos. A comunidade chinesa no Rio está preocupada com as enchentes no Rio Grande do Sul e estão profundamente entristecidos, agiram rapidamente para doar dinheiro e materiais para ajudar as áreas atingidas pela catástrofe. Espera-se que a comunidade chinesa no exterior e no Rio, continue a levar adiante as virtudes tradicionais da nação chinesa em ajudar aos necessitados, a operar diligentemente e a retribuir à sociedade brasileira. Espera também sinceramente que as pessoas afetadas nas áreas do desastre retornem para casa o mais rápido possível e retomem a produção e a vida normal.
Desde o mês de Abril deste ano, desastres naturais desencadeados por fortes chuvas contínuas no estado do Rio Grande do Sul,(Brasil), mataram mais de 100 pessoas, e todo o estado sofreu com enormes perdas humanas e financeiras. De acordo com os últimos números divulgados pela Federação Nacional de Municípios do Brasil, quase 100 mil domicílios no Rio Grande do Sul foram afetados pelas terríveis enchentes e quase 10 mil casas foram totalmente destruídas.