Jornal DR1

Câmara envia à Corregedoria denúncias contra deputados que obstruíram plenário

Reproducao

Mesa Diretora, presidida por Hugo Motta, avalia possível quebra de decoro parlamentar após atos nos dias 5 e 6 de agosto

A Mesa da Câmara dos Deputados, presidida por Hugo Motta (PL-PB), decidiu nesta sexta-feira (8) encaminhar à Corregedoria Parlamentar as denúncias contra parlamentares que participaram de atos de obstrução e ocupação do plenário nos dias 5 e 6 de agosto. A medida foi tomada em reunião extraordinária e anunciada por meio de nota da Secretaria-Geral da Casa.

Os protestos, liderados por oposicionistas, interromperam os trabalhos legislativos e geraram pedidos formais de apuração por quebra de decoro. Os parlamentares ocuparam o plenário em ato contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu por tentativa de golpe de Estado e investigado por obstrução de investigações.

Com o envio à Corregedoria, o processo segue para análise e emissão de parecer, que pode recomendar arquivamento ou encaminhamento ao Conselho de Ética. Caso a Mesa Diretora aprove o envio por maioria absoluta, será aberta representação no colegiado, com possibilidade de punições que incluem até seis meses de suspensão do mandato.

A decisão marca um novo capítulo nas tensões políticas dentro do Congresso e pode resultar em desdobramentos disciplinares relevantes para os parlamentares envolvidos.

Confira também

Nosso canal